Rapaz, eu pretendia narrar uma aventura de game of thrones há um tempo e encontrei esse exato problema. Nas aventuras de vtm principalmente eu costumo fazer um sistema de rede de intrigas, funciona assim: Eu crio os principais npcs figurões importantes, geralmente uns 4 ou 5 e ponho eles no mapa, e todos eles tem no minimo uma coisa de valor e uma coisa que ele quer ter, e 3 conexões, no caso 3 personagens ligados por intrigas, alianças ou vassalagem, podendo ser dos q vc já criou ou novos se vc achar melhor. Aí joga eles no mapa como achar melhor. Se você não repetir muitos personagens já deve ter um mapa de mais ou menos 10 pessoas e varias ideias de tramas.
Na minha tentativa de Got eu fiz isso com as casas, e depois com os npcs ( tínhamos varias casas inéditas, se passava alguns seculos depois do fim dos livros, pra história não influenciar tanto), depois pedi pra os jogadores fazerem o mesmo, eles foram obrigados a pegar 3 npcs como aliados, inimigos, dependentes ou qualquer coisa assim ( usando o sistema gurps e de modo que a soma dos 3 desse 0). A parte mais difícil é entender a lore, cultura, leis e funcionamento geral de got, li muito a wiki e ainda assim sentia q tava estranho algumas coisas. Infelizmente nunca chegamos a jogar de vdd, mas esse método sempre me ajudou a criar mapas políticos. Importante pro gm ter bastante tempo entre a criação das coisas e o inicio do jogo tbm.