Me veio essa pergunta quando eu tentei achar um sistema mais mundano, com o personagens não muito op's, pois D&D5e é exatamente isso.
Queria trazer algo mais realista, e queria saber se D&D5e é melhor quando jogado usando grids e regras exatas de deslocamento de batalha, ou preferem teatro das mentes?
E qual o melhor, de todos q ja jogaram foi o melhor, queria trazer algo diferente pras minhas mesas, porém nao sei qual sistema vou atras, ja pensei em Shadow of the Demon Lord, 13º Era, ou até Vampiro, mas queria ter uma ideia de qual foi oq mais gostaram, ou q menos gostaram e a razão, ou só más experiencias asksaopaskosp, até pq nem sempre se consegue bons resultados, assim como foi cmg no Call of Chulhu ;-; , mas ainda sim foram ótimas sessões.
Mas e então, poderiam me dizer ?
Boas rolagens galera, Tmj
Eaí Gabriel, tudo bem?
Vou tentar responder as perguntas o melhor que puder, levando em conta minha experiência como mestre nesse mundo fantástico do Role-Playing-Game. Aliás, posso estar muito bem errado! Sinta-se à vontade para perguntar qualquer coisa mesmo, fico feliz em debater hahah. Ah, e me desculpe se a resposta ficar muito longa, espero que te ajude.
Quanto ao D&D, é um sistema incrível! A proposta dele é misturar a narração em conjunto dos jogadores e narrador ao procurar a solução de algum enigma, ou mesmo convencer o dragão vermelho devolver a princesa, essa é a parte narrativa do sistema. E também temos a outra parte - tão clássica - o combate!! Acontece que o grid, e as respectivas regras para o combate são feitas de forma à equilibrar os personagens. Há uma matemática enorme por trás dos cálculos de habilidades, ataques e níveis. Toda ela planejada para que haja um bom balanceamento, para que o mago não use somente bola de fogo ou chuva de meteoros toda hora.
"Ah, mas então todas essas regras são boas?" Bom, DEPENDE hahah. Esse sistema pode sim balancear a aventura, mas pode também atrasar um pouco a tensão criada na cena. Tudo vai depender de você, mestre. Vou dar um exemplo próprio, se me permite. Mestro muito Shadowrun ( aliás, ótimo sistema, se quiser conto um pouco dele ^^), a ponto de meus jogadores estranharem quando digo que mestrarei uma partida de outro sistema hahah. Opto por utilizar o sistema de combate em situações como um combate direto, ao se depararem com um grupo de inimigos prontos para atacar, pois acho que faz com que os jogadores criem estratégias e sintam o sistema como ele foi feito para ser. E em situações como uma perseguição de um inimigo que fugiu com um artefato que haveria de ser resgatado por jogadores, utilizar o modo "role-play". Os jogadores narram a cena de forma mais livre, sem regras tão profundas, um teatro das mentes como você disse ( gostei desse termo cara ^^).
Sistema favorito. Acho que já revelei kkkk. Mas fora Shadowrun, tenho uma eterna paixão pelo Call Of Cthulu e Mutants & Masterminds. Vou tentar falar um pouco resumidamente de cada um, para não tornar essa mensagem um próprio post ksdksk. Que pena que sua mesa de Cthulu não saiu como esperado kkkk, é um sistema realmente complicado de se criar um clima e narração convenientes, mas quer uma dica minha? Mestre mais e mais, a narração ideal vêm da prática, Para você ter uma idéia, em minha primeira mesa de Cthulu, ao descrever o monstro que achei tão apavorizante, o único medo que consegui criar em meus jogadores foi o medo de morrer de rir hahah.
Mutants & Masterminds é um dos sistemas que tenho mestrado ultimamente para um grupo. É realmente incrível como o combate dele é realmente simples, e a proposta é extremamente aberta! Você consegue criar um rpg de heróis ( proposta inicial aliás), mas também com a mesma eficiência adaptar algum filme, mangá, anime, quaisquer propostas, me lembra um pouco Fate nesse quesito.
Enfim, foi realmente grande a postagem, mas espero que tenha ajudado! Vou reforçar minha dica, MESTRE, mestre e mestre muito, jogue muito também, mas nunca se esquecendo da primeira regra e mais importante: Se divertir! É isso, desejo muitos 20 naturais e que aquele 1 tão temido, venha na iniciativa :D