Os Giff foram apresentados em Spelljammer: Adventures in Space Box Set (1989) e mais tarde foram reimpressos no Monstrous Manual (1993). Na quinta edição, eles retornaram ao jogo no livro "Mordenkainen 's Tome of Foes", com estatísticas para usá-los como coadjuvantes ou inimigos nas aventuras.
Agora a Wizards of the Coast está testando as regras para usar os Giff como espécie jogável, e as regras estão disponíveis para Playtest. Segue a tradução das habilidades dos Giff e mais informações sobre eles abaixo:
Ao escolher jogar como um Giff, você terá as seguintes características:
Tipo de criatura. Você é um Humanóide.
Atributos. Você pode escolher aumentar o valor de um atributo em 2 e de outro em 1, ou escolher aumentar três atributos diferentes em 1.
Tamanho. Você é médio.
Deslocamento. Sua velocidade de caminhada é de 9 metros, e você tem uma velocidade de natação igual à sua velocidade de caminhada.
Distribuidor de dano. Como um hipopótamo em uma loja de cristais, você é naturalmente hábil em danificar coisas. Quando você tira 1 em um dado de dano para um ataque corpo a corpo, você pode jogar novamente o dado e usar o novo resultado. Você não pode mais fazer isso de uma vez por turno.
Robusto como um Hipopótamo. Você tem vantagem em testes de Força, atletismo e salvaguardas de Força. Além disso, você conta como uma criatura de tamanho maior ao determinar sua capacidade de carga e limite de peso que você pode empurrar, arrastar ou levantar.
Descrição física: Humanóides de 2,10 metros de altura, com cabeça de hipopótamo, vestidos com uniformes militares vistosos, exibindo armas de fogo como pistolas e mosquetes. Esses mercenários viajantes do espaço são conhecidos por seu treinamento marcial e seu amor por explosivos.
Contar histórias é uma tradição rica entre os giff, e não é incomum ver um giff contando suas façanhas passadas para uma multidão extasiada. Ter um giff amigável por perto em uma briga de taverna também pode ser útil, pois ele normalmente se garante quando uma rivalidade saudável descamba para a violência.
Metade dos Giffs dizem que o nome da espécie se pronuncia “GUIFF”, enquanto a outra metade diz que é “JIFF”. Podem ocorrer até debates acalorados sobre o assunto, mas que nunca evoluem além de provações e um empurrão ou outro.
Agora, vale lembrar de algumas características dos Giff que foram apresentadas no Mordenkainen's Tome of Foes:
Organização Militar. A sociedade Giff é organizada em torno de hierarquias militares. Desde o nascimento até a morte, todo giff tem uma patente militar. Eles devem seguir as ordens daqueles de nível superior e podem dar ordens aos de nível inferior. As promoções não dependem da idade, mas são concedidas por um superior como uma recompensa por honra e presteza. Um Giff é dedicado aos filhos, embora a maior parte de sua educação seja voltada para a luta e a guerra.
Mercenários por vocação. Giffs são notórios mercenários, mas eles só aceitam servir em unidades militares compostas inteiramente por giffs; um giff trabalhando como mercenário individualmente é algo inédito. Eles se recusam a lutar contra membros de sua própria espécie e costumam adicionar cláusulas em seus contratos que garantem que não irão entrar em batalha contra outros Giff. Um giff valoriza a reputação de sua unidade acima de sua própria vida. A vida é passageira, mas o regimento perdura por gerações ou até mesmo séculos.
Nenhuma honra em magia. Pouquíssimos Giffs se tornam magos, clérigos e outros tipos de conjuradores, e eles são tão raros que a maioria das unidades mercenárias não tem capacidade mágica alguma. Os giffs típicos são tão espertos quanto o humano médio, mas seu foco no treinamento militar, com a exclusão de todas as outras áreas de estudo, pode fazê-los parecer estúpidos para quem têm interesses mais variados.
Existe mais lore sobre os Giff nos livros antigos do cenário Spelljammer (de AD&D 2E), talvez esse conteúdo possa ser expandido na 5E, ou ignorado completamente. De qualquer forma, segue abaixo algumas informações extras para enriquecer seu personagem:
Pólvora: Eles costumam aceitar pagamento em pólvora. A sensação de êxtase que uma explosão traz a um Giff está além de qualquer medida. Quando contratado como mercenário, o Giff terá preferência em receber pólvora no lugar de ouro. Claro, você pode contratá-los para lutar em troca de novas armas e armaduras, mas se você tiver um suprimento de pólvora, poderá contratar um pelotão de Giff para as tarefas mais ridículas. Armas, granadas e bombas são usadas pelo Giff, e eles são destemidos diante de grandes explosões, principalmente porque são os responsáveis por elas normalmente.
Planeta perdido. Pouco se sabe sobre suas origens, já que nenhum Giff vivo viu ou sabe a localização de seu planeta natal, embora haja rumores sobre isso. Entre o Giff, este mítico mundo natal é um lugar perfeito, cheio de selvas, armas e pólvora. É dito que existem montanhas inteiras com enormes armazéns de pólvora e armas nesta utopia, e que se um Giff levar uma vida boa, cheia de luta e bravura, eles retornarão a este mundo um dia.
Embarcações Giff. No cenário Spelljammer, as espécies que navegam pelo espaço costumam desenvolver sua própria técnica mágica para encantar embarcações voadoras que vagam pelo cosmo. Mas os Giff possuem uma desconfiança muito grande com magia e por isso, dependem de outras espécies para suas necessidades de transporte. Os principais spelljammers do Giff são conhecidos como Great Bombards, que são feitos por outras espécies (normalmente humanos) e aparenta ser um canhão enorme com um navio montado abaixo dele.