Novamente um post baseado em um vídeo, mas dessa vez eu meio que vou re contar o que foi dito no vídeo. How to create a good vilan. Não é um be a ba de como escrever um vilão para sua aventura (ou livro) mas alguns passos que geralmente esquecemos de levar em consideração. Vou por depois o link do vídeo nos comentários.
Parte da idéia do vídeo é baseada naquela clássica filosofia de que todo vilão é o herói na própria história (que por sua vez é contada pelos vencedores, os "heróis"). O autor original começa o vídeo descrevendo a "maldade" (evil, é mais difícil traduzir que vcs imaginam). Um vilão não é necessariamente maligno, mas quando seus atos maus superam seus atos bons, ele passa a ser considerado mal (pq não dava para criarem uma língua comun?). Uma pessoa não é má por realizar exclusivamente maldades, mas é má por realizar minimamente uma maldade. Ou seja, até um paladino pode ser considerado mau.
Um vilão precisaria ser então criado como um herói. Ele precisa de uma origem, uma motivação e uma "quebra" para maldade. Na origem encontramos alguns aspectos mais descritivos, como traço de personalidade (o idealista, o homem da ciência, o homem de família). Os traços de personalidade até o momento parecem bem heróicos. Agora chegamos na motivação. A motivação foi especificada pelo autor original como um sentimento (negativo). Medo, dúvida, ganância e etc. (Medo principalmente). Não vou me explorar nos detalhes, se vc entende inglês o vídeo tá ai. O último ponto a ser levado em consideração é como o "herói" da própria história se tornou o vilão de todas as outras. O idealista ganancioso decide sabotar aqueles que podem ameaçar seu projeto. O cientista em meio a incerteza perde os limites da moralidade e passa a fazer experimentos duvidosos. O homem de família em meio a grande perda acabou se tornando um maníaco vingativo. O como e o porquê pessoas com problemas se tornaram de pessoas que antes faziam tantos atos bons em pessoas que não cansam de cometer atos maus.
Outra sugestão dada pelo autor original do vídeo para tornar os vilões mais realistas é fazê-los confrontarem uns aos outros, como aliados improváveis. O autor põe em seus exemplos como fazer isso de maneira realista.
Quando eu vi o vídeo pela primeira vez percebi que meus vilões eram um pouco estereotipados por eu não estar pensando neles de modo realista. Espero que meu texto ajude a vocês como o vídeo me ajudou. Se estiver muito confuso o vídeo pode ser de ajuda.
Eu acho que a criação de um bom vilão não demanda necessariamente tudo isso, acredito que existem muitas formas de deixa-lo único e marcante da mesma forma que o mais genérico bárbaro se torna legal no momento que é bem jogado. Um exemplo é o coringa dos filmes antigos(saga cavaleiro das trevas, não o do esquadrão suicida, se essa versão é marcante, é por ser ruim), ele não tinha uma história sensacional, seu objetivo era apenas criar o caos, ele não é realmente um protagonista de sua própria história complexa apesar de fazer parte, por exemplo, do inicio do duas-caras, mesmo assim sua atuação foi uma das melhores, tudo pois "em jogo" ele era marcante, explosivo, aleatório, tinha seu carisma próprio, suas ações o levavam a primeira instância passando o próprio batman que passava minutos inteiros sem aparecer no filme quando era mostrado seus planos e maquinações, mesmo com o protagonista em cena, suas ações e as consequências delas faziam os telespectadores procurarem o motivo, o faziam ter o maior destaque, assim acho que um vilão não precisa ser profundo ou requintado em sua criação, se mesmo o mais genérico for marcante em suas aparições, ele fará seu papel com maestria. Claro que, essas dicas são extremamente úteis e relevantes, mas queria expressar esse ponto de vista meu.
https://youtu.be/Wb6V3t_fr_I