Estou prestes a mestrar para meus amigos uma mesa de D&D 5e e um questionamento sobre o mundo que esse sistema nos apresenta me veio em mente, mas não sei se isso acontece só nas nossas mesas, talvez algo que mude de mestre para mestre, ou se é algo que o próprio sistema vem (eu palpito na última opção), é que o mundo é algo maravilhoso, fantástico e heroico, um lugar bonito, onde os aventureiros podem derrotar vilões, salvar princesas e invadir castelos abandonados. Mas o que eu queria tentar, e ja estou buscando por podcasts que talvez me ajudem a resolver essa questão, era tornar essa coisa bonita e ensolarada, em um mundo mal-cheiroso, onde existe algo parecido com corporações, talvez reis e nobres que controlem a população. Algo podre e perigoso que espreita, um lugar hostil com as ruas inseguras, bandidos perigosos e monstros que põe medo nos jogadores, pensei em talvez começar a aventura da campanha com missões na cidade, talvez inspirado no game chinchila ou algo do gênero e depois passar pra algo mais cavernoso e em florestas, mas o foco seria na parto da hostilidade ksksksks
Algum mestre poderia me mostrar a direção correta para entender esse conceito, talvez uma ferramenta narrativa, ou devo buscar um novo sistema, ou estamos fazendo algo de errado ?
Obrigado pela atenção
Os livros de D&D trazem sugestõesde mundo com esses perfis pq são baseados em cenários de fantasia fantástica, como forgotten realms e greyhawk. Mas é 100% possível usar um cenário de fantasia mais "corrupto" como ravenloft e darksun.
Pelo que entendi, você curte dark fantasy. Dá uma lida nesse artigo: https://www.cronicasdameianoite.com/2019/03/23/explorando-o-dark-fantasy-uma-introducao-ao-genero/
Não é sensacional, mas dá pra começar a se situar.
Creio que no mundo de D&D o maior símbolo do dark fantasy seria Ravenloft.