Eu e alguns amigos meus estamos tentando criar um cenário de rpg muito bem construído. Por isso estou escrevendo esse post, para pedir ideias, sugestões, dicas, etc.
Qualquer tipo de ajuda é muito bem-vinda, sendo que, caso aconteça do cenário ser publicado (um sonho meu), citarei o nome de todos aqueles que contribuíram para a sua criação, mesmo que minimamente. P.S.: Estamos aceitando qualquer tipo de ideia, desde eventos históricos, até o nome do próprio cenário.
Acho que seu cenário tem que ter uma mecânica diferenciada em algo do tipo. e se nesse mundo, cada vez que alguém morre de forma violenta algo maligno muito poderoso possui-se o corpo da pessoa, então as batalhas acabariam sendo muito mais tensas e as pessoas tentariam evitar matar ou mesmo evitar as batalhas.
Claro, poderia haver algum modo de impedir isso, mas deveria ter algum ritual, uma magia, um dispositivo mágico.
Se você não quiser restringir o seu jogo, você pode fazer que em algum local do seu mundo isso acontece, um reino inteiro ou algo do tipo.
Se gostar da ideia eu desenvolvo mais.
Muito obrigado. Estou praticamente no mesmo barco. Mas minha maior dificuldade é organização e escolhas. Já tenho alguns artigos e notas sobre o cenário e até mais que uma ideia para a mesma coisa. Complicado definir exatamente como vai ser e me organizar. E da aquele sentimento que uma coisa está muito incomum e que algo precisa ser mudado. Realmente é bem difícil.
Complementando o que o Mateus comentou, você deve se perguntar PORQUE alguem iria jogar em seu cenário e não em Faerun, Arton e outros cenarios grandes, conhecidos e com suporte? Veja, bem eu tenho um cenario caseiro que é mais tradicional, só coloquei uma pegada da criaturas de lovecraft e pronto, mas ai é um cenário para minha mesa e o diferencial dele é que esta sendo construído por mim e meus jogadores. Ele perde 90% do interesse se for jogado por outro grupo(porque não estão participando do processo criativo). Outro exemplo é o Gruntar, que esta criando seu cenario bem tradicional, mas ele tem o diferencial do canal dele(já grande e famoso aqui no Brasil), e jogar no cenário dele já é um diferencial(fora a possibilidade do publico criar conteudo). Você precisa criar algo diferente o suficiente para atrair as pessoas e afastarem eles de um cenario grande e com um suporte imenso.
Muito boas as dicas do Mateus, apenas a parte de nomenclatura eu não concorde por q o uso de nomes cotidianos lembra de mais nossa realidade, e acho q perde o exotismo e parte da graça do cenário; no entanto ele esta certo qto a necessidade de diferenciar-se de outros cenários! Escolher uma cultura ou civilização para basear o cenário seria a solução!
cara, eu gostei muito disso.
Vou ajudar com algumas coisas, para deixar seu cenário mais único.
(não sou um puta criador de cenários mais posso tentar)
1- Não faça seu cenário TÃO medieval assim.
As pessoas já estão cansadas de tanto medieval, de tanto arco e flecha, de tanta espada, de tanto cavalo.
Tente variar, faça um steampunk, com tecnologias movidas a vapor e com armas de fogo já existentes. Com algumas pitadas de magia.
Pode até ficar um pouco medieval, mas tente inovar um pouquinho.
2- Crie um elemento no seu cenário que o distingua dos outros.
A magia no seu cenário é muito restrita? As máquinas já estão tomando conta da tecnologia? Os dragões convivem com os humanos normalmente? Uma raça já foi completamente extinta?
3- A nomenclatura.
Eu costumo fazer algo assim (pode copiar):
Enquanto Senhor dos Anéis, Forgoten Realms e os cenários mais genéricos usam nomes mais "estrangeiros" como Aragorn, Galadriel etc. E usam gírias mais "estrangeiras", como Sir, Sor, Lord, Lady etc.
Eu uso nomes muito mais simples e muito mais parecidos com a nossa linguagem, como Pedro, Franco, Nicolau etc. E apenas uso gírias mais simples como "senhor e senhora", "dom e dona" etc.
E em regiões mais orientais, use nomes orientais porém ainda mais simples. Como: Sora, Sara, Ling e essas coisas. Não algo como Naruto, Katsuki ou algo assim.
Dependendo da região, coloque nomes mais referentes. Se for algo mais grego, coloque algumas palavras com significados e vai indo assim. Porém, se for algo mais inglês mesmo, não caia no esterótipo de colocar John ou Marc. Coloque algo como Mary. Não muito extravagante.
4- (Essa é uma dica importante) Comece do pequeno para o grande.
Não comece fazendo todo um continente, ou todo um país ou todo um mundo.
Vá criando de cidade, vila, povoado, forte, bosque, cidade, capital, cidade, estado, e assim por diante até criar um país. Criado esse país, crie outra cidade, vila, cidade, povoado e vá indo assim.
De preferência, quando for terminar um país, faça ele pequeno.
Mas sempre comece do pequeno para o grande.
Essas foram algumas dicas, não sei se ajudou muito, mas eu tentei.
Gostei da sua iniciativa. Boa sorte, cara!