A ideia, (puxada diretamente de stranger things) é uma guerra, entre um Ilitide e um Lich. Com uma pitada de Harry Potter.
Seria preciso, primeiro, explicar aos jogadores alguns aspectos do passado.
1°- Contar a história de um antigo lich, que outrora governou toda aquela região. Mas foi travada uma guerra contra sua tirania, e o lich foi derrotado.
2°- Contar sobre uma antiga lenda sobre gemas preciosas mágicas muito poderosas; e que viajantes do mundo inteiro buscam essas pedras de poder (tipo as relíquias da morte do Harry Potter).
3°- Contar e explicar a existência de planos inferiores, e que "vira e mexe", criaturas tentaculares vem ao plano material causar.
OBs: Seria interessante colocar outros fatos sobre o mundo para "disfarçar" o projeto da campanha.
A ideia é que o lich não foi, de fato, derrotado. Na verdade, ele foi um caçador das gemas preciosas, e construiu seu próprio filactério com algumas dessas gemas, que só podem ser destruídas ao reunir todas elas e usar seu próprio poder em um ritual que as extingua. Agora, portanto, o lich é uma espécie de Valdemort, reunindo seguidores para reconstituir seu filactério (quebrado, mas não destruído), para se reerguer.
De outro lado, um devorador de mentes algoz, aproveitou a ausência do lich para erguer seu próprio império. Mas ao descobrir que o lich pode se reerguer, ele começou a buscar as gemas ele mesmo, para impedir o ressurgimento do Inimigo.
Os dois vilões se encontrariam em uma corrida, onde um tenta encontrar as gemas e esconde-las, e o outro tenta recuperar seu filactério. Quem o fizer primeiro derrota seu rival.
Os aventureiros entram aí. Fazendo alguma missão de resgate ou coisa do tipo os aventureiros acabam encontrando uma das gemas, sem sequer saber o que fizeram, e por alguma artimanha do mestre, essa notícia se espalha.
Tanto o Lich, quanto o Ilitide, com seus "olhos" por todo lado, descobrem o que aconteceu e acabam supervalorizando os aventureiros, e ambos mandam seus lacaios lhes abordar.
Os aventureiros ficam num empasse: ajudar um devorador de mentes para impedir o ressurgimento de um Lich? ou ajudar um Lich para que seus mortos vivos possam derrotar o devorador?
A ideia é que os aventureiros vão ter uma terceira opção: ajudar os dois ao mesmo tempo, sem que um descubra o plano do outro, e criar uma batalha final direta entre o lich e o Ilitide, onde podem reconstituir o filactério do lich, concedendo-lhe poder suficiente para este derrotar o Ilitide. Logo em seguida, usar as gemas de poder para destruir o filactério de vez, derrotando o lich.
Caso os aventureiros prefiram ajudar o devorador contra o lich: ele pode revelar que, na verdade, queria as gemas do filactério para ele mesmo se tornar um lich, e os aventureiros que se virem para derrotá-lo kkkkk
Caso prefiram ajudar o Lich: Reerguendo-se, o lich saberá que de fato encontrou grandes heróis, e fará de tudo para mata-los antes que se tornem um problema.
Bem, espero que tenham gostado da ideia... É minha primeira campanha...
Achei irada a ideia! Colocar monstro contra monstro é um conceito diferente e é bom ver ideias que fogem do comum, sem ficar super complicado. Uma ideia é fazer, no final, o vitorioso absorva o monstro derrotado, formando um Mind Flayer Lich (Illithilich) (presente no Volo's Guide to Monsters). Seria um chefão final de uma campanha épica.