Essa é uma ideia de RPG que eu acabei tendo no meio de uma conversa entre amigos. O objetivo era criar um “Abraham Lincoln caçador de vampiros” brasileiro. Após algumas ideias bobas eu acabei tendo a ideia de um RPG investigativo com elementos de terror usando D&D 5e como base, junto de alguns homebrews que eu achei interessante.
Os jogadores encarnam membros de uma ordem de cavalaria hermética à serviço de Dom Pedro II durante o período imperial, combatendo ameaças sobrenaturais por toda a América Latina.
Esse é um cenário onde muitas das raças fantásticas de D&D embora existam, não podem ser utilizadas a fim de dar uma ênfase maior no confronto entre humano e sobrenatural. Ainda assim, algumas ideias mais focadas no horror clássico como lobisomens, vampiros e fantasmas possam ser utilizadas algumas vezes para construir personagens interessantes. O mesmo valendo para classes mágicas que são um pouco mais raras.
Gosto de explorar e até mesmo criar novas fraquezas para criaturas a fim de tornar os combates mais dinâmicos e únicos. Alguns exemplos são vampiros eram aversão ao alho e à crucifixos; fantasmas e alguns demônios serem feridos e enfraquecidos por sal; fogo causado por reagentes alquímicos ultrapassam resistência de algumas criaturas.
Também tenho a oportunidade de explorar o folclore brasileiro e mesoamericano como um todo, juntando isso com uma fantasia histórica low magic que pode abordar temas sociais referentes ao nosso mundo.
Os encontros podem variar desde coisas mais clichê como lobisomens, zumbis, espectros e cultos malignos, coisas como o horror cósmico ou criaturas da nossa cultura como a mula-sem-cabeça e o boi da cara preta. Outra temática legal que eu resolvi abordar foi algumas teorias da conspiração, então nesse mundo temos elementos como a Terra Oca e civilizações antediluvianas representadas pelos continentes perdidos de Atlântida, Lemúria e Mu. Então, raças avançadas e dinossauros também podem aparecer dependendo do rumo da campanha. Esse mesa é uma carta de amor minha para várias obras do tema ao qual eu sou muito fã e me inspiro muito na construção de histórias e RPGs. Alguns exemplos são: Hellsing, Hellboy, Buffy, Grimm, Fundação SCP, Castlevania e tantos outros. Em breve estarei narrando para alguns amigos à primeira short campaign do cenário e em breve pretendo fazer uma campanha num estilo meio monstro da semana mas construindo um “vilão da temporada”.
Achei fantástica a ideia