Sugiro escrever por engenharia reversa: começar com o culpado e como ele cometeu e escondeu o crime.
Depois partir para os suspeitos: é bom repartir tanto em pessoas que não conseguem explicar onde estavam quanto em pessoas suspeitas meio que por "preconceito" dos personagens, tipo ex-convictos, boêmios, pessoas indo à falência...
Cenas do crime "poluídas" também ajudam a distrair os jogadores (como por exemplo, alguém morrer esfaqueado mas a faca ter sumido).
Estou com um sistema autonomo, uma aventura e fichas prontas para serem usadas por eventuais jogadores. Caso tenha interesse, entre em contato comigo no discord:
Inicialmente, o mestre precisa compreender algo simples: todo crime tem um motivo e deixa provas para trás. Sem provas, sem crime.
Nesse sentido, caso o infrator seja um personagem, aconselho que não inicie com a investigação, mas, com o crime.
A motivação dos crimes normalmente são os fatores sociais, familiares, psicológicos, morais, econômicos, éticos, emocionais …
Nesse sentido, indique a ligação que o assassino tem com a vítima e a relação que os outros jogadores tem com a vítima.
Indique o "Inter criminais", ou seja, o planejamento, a preparação, o crime e o pós crime (se a pessoa se entregou, se confessou, se foi pega em flagrante ou após, se buscou se desfazer das provas, etc).
Dessa forma, a combinação perfeita seria: o criminoso tem algum tipo de relação profissional ou amorosa com a vítima. Os outros jogodores seriam amigos ou parentes que conheciam o criminoso. Sugiro que cada personagem saiba sobre uma parte dos fatores ligados a preparação (como ele se preparou para fazer um crime) ou do pós crime (como se comportou após isso). Eles devem juntar os fatos. Diversos cenários devem ser colocados na mesa: loja de conveniência (onde foi adquirido os instrumentos do crime); delegacia de polícia (onde o crime está sendo investigado); promotoria de justiça (onde os fatos serão unidos para se fazer a ação penal); o fórum (local onde o juiz vai tratar processualmente o ocorrido); os locais de convivência e onde surgiu a motivação; um local onde o criminosos será pego.
Indique fatores como o dinheiro e a posição social como fatores que podem levar o criminoso a sair impune ou com uma pena mais leve.
Separe um período para os jogoars fazerem justiça com as próprias mãos.
Caso seja a primeira aventura, me procure como um eventual jogador ou se tiver disposição para criar todo o jogo, eu até poderia mestrar isso, mas, só trabalharia com a narração, o resto seria vocês se virando.
coloca cada suspeito falado coisas diferentes, só que sempre só 1 acontecimento se encaixa, e faça possível que os participantes consigam obter conhecimento do que é verdade de maneira não muito difícil, ex:
Ms.Anderson: -meu filho nunca foi aquele lugar, ele estava lavando o carro!
Mr. Golfric: -o garoto passou por aqui para comprar uma cera de automóveis, 2 horas antes do assassinato, ele não pediu nota fiscal, mas talvez o produto ainda esteja com ele.
Mr. Cólerman: -como eu já lhe disse, ele não veio de carro, se não o assassinato não teria sido possível!
(no caso, o mentiroso é o Cólerman, que para manter sua mentira, diz que o garoto não estava de carro, enquanto a mãe e um lojista, apresentam argumentos contrários{e até uma prova, quando o carro for encontrado, que é })
Sugiro escrever por engenharia reversa: começar com o culpado e como ele cometeu e escondeu o crime.
Depois partir para os suspeitos: é bom repartir tanto em pessoas que não conseguem explicar onde estavam quanto em pessoas suspeitas meio que por "preconceito" dos personagens, tipo ex-convictos, boêmios, pessoas indo à falência...
Cenas do crime "poluídas" também ajudam a distrair os jogadores (como por exemplo, alguém morrer esfaqueado mas a faca ter sumido).
Estou com um sistema autonomo, uma aventura e fichas prontas para serem usadas por eventuais jogadores. Caso tenha interesse, entre em contato comigo no discord:
vpissarra#6641
Inicialmente, o mestre precisa compreender algo simples: todo crime tem um motivo e deixa provas para trás. Sem provas, sem crime.
Nesse sentido, caso o infrator seja um personagem, aconselho que não inicie com a investigação, mas, com o crime.
A motivação dos crimes normalmente são os fatores sociais, familiares, psicológicos, morais, econômicos, éticos, emocionais …
Nesse sentido, indique a ligação que o assassino tem com a vítima e a relação que os outros jogadores tem com a vítima.
Indique o "Inter criminais", ou seja, o planejamento, a preparação, o crime e o pós crime (se a pessoa se entregou, se confessou, se foi pega em flagrante ou após, se buscou se desfazer das provas, etc).
Dessa forma, a combinação perfeita seria: o criminoso tem algum tipo de relação profissional ou amorosa com a vítima. Os outros jogodores seriam amigos ou parentes que conheciam o criminoso. Sugiro que cada personagem saiba sobre uma parte dos fatores ligados a preparação (como ele se preparou para fazer um crime) ou do pós crime (como se comportou após isso). Eles devem juntar os fatos. Diversos cenários devem ser colocados na mesa: loja de conveniência (onde foi adquirido os instrumentos do crime); delegacia de polícia (onde o crime está sendo investigado); promotoria de justiça (onde os fatos serão unidos para se fazer a ação penal); o fórum (local onde o juiz vai tratar processualmente o ocorrido); os locais de convivência e onde surgiu a motivação; um local onde o criminosos será pego.
Indique fatores como o dinheiro e a posição social como fatores que podem levar o criminoso a sair impune ou com uma pena mais leve.
Separe um período para os jogoars fazerem justiça com as próprias mãos.
Caso seja a primeira aventura, me procure como um eventual jogador ou se tiver disposição para criar todo o jogo, eu até poderia mestrar isso, mas, só trabalharia com a narração, o resto seria vocês se virando.
vpissarra#6641
coloca cada suspeito falado coisas diferentes, só que sempre só 1 acontecimento se encaixa, e faça possível que os participantes consigam obter conhecimento do que é verdade de maneira não muito difícil, ex:
Ms.Anderson: -meu filho nunca foi aquele lugar, ele estava lavando o carro!
Mr. Golfric: -o garoto passou por aqui para comprar uma cera de automóveis, 2 horas antes do assassinato, ele não pediu nota fiscal, mas talvez o produto ainda esteja com ele.
Mr. Cólerman: -como eu já lhe disse, ele não veio de carro, se não o assassinato não teria sido possível!
(no caso, o mentiroso é o Cólerman, que para manter sua mentira, diz que o garoto não estava de carro, enquanto a mãe e um lojista, apresentam argumentos contrários{e até uma prova, quando o carro for encontrado, que é })