Decidi criar este post porque acho que é um desafio, mas um desafio maravilhoso! E vou partilhar a forma como trabalhei o background dos meus ilustres aventureiros.
Bom, digo que é um desafio porque você tem que pensar: como que um meio-orc conhece um elfo que conhece um humano que conhece um anão que conhece... cara! Como? Porque eles andam juntos? Acaso?
Então, o que eu fiz? Pedi para cada pessoa me contar o background da personagem que criou. Quem é? Quantos anos tem? Quem são seus pais? Como foi a sua infância? Onde você vive agora? Quais são seus ideais? O que é importante pra você? O que você detesta? E muitas outras perguntas, como se fosse uma entrevista. E eles criaram toda uma envolvência, fizeram literalmente parte do universo em que seus aventureiros vivem.
O que eles me contaram:
- Thokk, o meio orc bárbaro, tem 25 anos e nasceu duma violação. Um orc invadiu uma vila e violou a sua mãe. Cresceu numa aldeia isolada e aos 11 anos era bruto demais com as crianças humanas e sua mãe levou-o para a floresta para viverem isolados. Aos 15 a mãe morreu de doença e ele ficou sozinho. Encontrou um grupo de orcs, foi acolhido e viveu com esse grupo até agora. Saiu a procura do pai...
- Darrin, o humano paladino, tem também 25 anos e cresceu no meio da pobreza. Não conhece seus pais, a única coisa que deixaram foi um bracelete. Vive do roubo. Um dia, salvou uma criança e foi acolhido por um anão paladino, passando a servir o Deus da Justiça. O anão, Thorren, morreu para salvá-lo dumas pessoas que ele roubou, há dois anos, e ele fugiu. Essas pessoas eram assassinos de Lorde Ancelot, um nobre importante com poucos escrúpulos. Agora anda por aí ajudando quem precisa.
- Vondal, o anão clérigo, tem 100 anos e nasceu no templo. Chamava de pai um anão, Thoros. Não conheceu sua mãe. O pai morreu, não se sabe a causa. Foi expulso do templo por fazer perguntas e beber demais, e atualmente ajuda as pessoas mas também rouba. Suspeita que o pai foi morto por um elfo, então não confia neles... tem muito ressentimento pela morte do pai.
- Mephisto, o elfo negro warlock, tem 250 anos mas fugiu de casa há 100. O pai tentou buscá-lo para persuadi-lo para o mau, e hoje é o seu maior medo. Porque o pai é um feiticeiro negro importante. Falta-lhe entusiasmo, está sempre entediado, bebe e joga com frequência. Trocaria o vício pela aventura.
- Maravax, o elfo arqueiro, tem 239 anos e é filho dum lord duma floresta oculta. Os pais dividiram os dotes entre os sete filhos, mas ele é o mais novo e não ficou com quase nada... só um barraco. Passou a ser caçador de recompensas, faz qualquer coisa para ganhar dinheiro. Menos matar mulheres ou crianças.
- Bran é um meio-elfo feiticeiro de 35 anos, o pai morreu e ele foi expulso do reino dos elfos. A mãe é a maga Jaena, e ele tem poucas memórias dela. Quer encontrá-la para entender quem é e porque ela o abandonou em tenra idade.
Booom... até aqui eu não criei nada. Foi cada um que me deu esse pedaço de si mesmo. E com isso, vou contar o que eu fiz (é como ingredientes de um bolo, é pegar a dose certa e misturar com carinho!).
Como podem ver no post que fiz sobre a nossa campanha "As Faces de Sindarin", o plot é que um orc queria abrir um portal com uma substância que havia dentro de criaturas mágicas, para libertar um demônio. Ok, isto eu já tinha em mente. Mas e daí?
Então, esse orc, Ukar, era claramente pai de Thokk. Até aqui, fácil.
Depois pensei, quem matou o pai de Vondal? Qual elfo? Claro que foi o pai do Mephisto. Por quê? Porque queria saber o paradeiro do seu filho e suspeitava que eles soubessem... e eles escondiam uma bússola que apontava para a pessoa em quem estávamos a pensar durante 1 minuto. O pai do Mephisto queria isso, e o pai de Vondal morreu para protegê-lo. Por quê? Porque há uma tal profecia. Já conto!
Quem era a mãe de Darrin? A maga Jaena, claro. E porque ela abandonou tanto seu primeiro filho Bran, como Darrin? Porque fez um pacto com uma bruxa (a geradora das três Rowenas que podem ver no outro post), em que teria que dar seu filho em troca daquilo que precisava. E para proteger seus filhos, abandonava-os. Pronto, o jogador que controlava Bran deixou de poder jogar, e eu passei a controlá-lo. Claro que ele morreu. Quem matou? O elfo negro, pai de Mephisto, por saber que ele andou com o filho e para tentar tirar informações sobre o paradeiro.
Ok, mas e o anão que morreu por Darrin? O que aconteceu? Foi mesmo a vingança dum roubo que fez com que um assassino fosse atrás dele? Bom, é mais grave que isso. Lorde Ancelot e seus assassinos estavam à procura do Dente de Pedra (sim, o gancho para a aventura descrita no livro "Tales from the Yawning Portal"). Sabiam que lá havia muitas armas mágicas, mas para as armas permanecerem mágicas, o anão que as forjou não poderia ser morto. Então, eram proibidos de matar anões. Mas um dia, um dos assassinos (Hasik) foi assaltado por Darrin. Nessa mesma noite, sua esposa grávida foi envenenada, e ele achou que o culpado era o ladrão. Conclusão: foi atrás do ladrão e cegamente partiu para cima dele, matando o anão sem querer. Quando o anão morreu, as luzes todas se apagaram (esse era o sinal de que aquele era o anão forjador) e foi o segundo que Darrin precisou para fugir.
Que mais? Ah, o pai do Mephisto (Varis Durndel) é aliado de Ukar na tal abertura do portal.
E Maravax tem encontrado alguns dos irmãos pelo caminho. E com a morte de sua pantera, percebeu que o dinheiro não é a coisa mais importante da vida. (pode ver no post das faces de Sindarin como aconteceu). Aí entra a importância do meu querido dragão Rarok.
Um jogador jogou só uma vez com um halfling.
Preciso dizer também que atualmente entrou uma nova jogadora, que criou a Lia, elfo druída que não conhece seus pais, foi criada pela avó e tem uma caixa... a avó morreu para proteger a caixa, que agora está na sua posse. O que há dentro dessa caixa? De onde ela vem? Bom, a única coisa que posso dizer é que Rarok foi preso e torturado pelos ancestrais de Lia, há centenas de anos atrás. Quando cresceu, soltou-se e dizimou todo o império élfico. Com poucas exceções.
Eu adorei criar esse entrelaçamento de histórias, que dá um milhão de ganchos para novas aventuras e propósitos para os aventureiros.
Quero dizer que isso não me surgiu tudo no começo... foram ideias que foram surgindo conforme fomos jogando, conforme eu fui sentindo a personalidade de cada personagem, e a importância que eles davam para a própria história que tinham criado. Várias epifanias em momentos pouco prováveis!
E aí? Mais alguma ideia?
Como você faz para entrelaçar os contextos?
Valeu, queridos mestres!
Ahhhh quase esquecia. A profecia. Aqui vai:
"os heróis de Sindarin ao mundo virão; para previnir a eterna escuridão. O Herdeiro de Varis Durndell - elfo negro renegado, terá de conhecer de perto o seu verdadeiro legado. O humano protegido pelo Anão Forjador, terá de provar seu verdadeiro valor. O elfo atraído pelo ouro, reconhecerá o seu maior tesouro. O meio-elfo, com pouca sorte, cumprirá sua missão depois da morte. O meio-orc, filho do sofrimento, encontrará o que procura quando chegar o momento. Com a missão de Thoros ficou o anão, que pela cura irá garantir a união. Um pequeno herói surgirá depois, e terá de provar que vale por dois. Uma criatura da floresta tem bom coração, mas o antigo tesouro era do ________ . Os heróis de Sindarin ao mundo virão; para prevenir a eterna escuridão"
Oi, estou a um tempo estudando criação de jogos, e adorei a sua história, As faces de Sindarim. Gostaria de saber se posso utiliza-la para fazer um jogo, se ficasse bom eu levaria ao mercado (itch.io, steam ou etc), mas a princípio, seria uma ótima forma de evoluir meus estudos. Claro q vou deixar os créditos, e sempre irei te atualizar de tudo. Mas para isso, eu preciso de alguma forma de te contatar, para pedir mais detalhes da história e de todo o universo (pode ser e-mail, insta, facebook, whats ou telegram), o telegram seria muito bom pois é uma ferramenta de trabalho mas qualquer outro meio seria igualmente satisfatório. mto obrigado.
KKKKKKKK faria o mesmo! Gostei MUITO! Queria e vou tentar unir as histórias dos PCs dos meus jogadores e a história principal!
Muito legal! Mas o tesouro era de quem????? kkkkkk fiquei curioso