Fala pessoal,
Uns meses atrás eu decidi narrar minha primeira aventura. E apesar de já ter lido livros de aventuras prontas, eu preferi criar minha própria.
A ideia da aventura:
Aventureiros que se conhecem (ou não) estão em uma taverna ou descansando a beira da estrada, quando uma tempestade de neve muito forte quebra a paz do lugar, trazendo terror e desespero para todos.
Essa tempestade traz um exército de esqueletos com ela e os aventureiros tem que sobreviver, além do combate, ao frio incomum daquela tempestade.
Essa tempestade é resultado de uma magia muito poderosa, lançada por um lich que deseja tornar o mundo uma necrópole. Ele fez isso a mando de um lorde demônio de ums dos nove infernos.
Eu consegui narrar as primeiras 3 sessões. Só que depois disso eu fiquei sem ideias de como fazer os jogadores avançarem na história. Eu pesquisei várias coisas sobre forgotten realms, no local onde eles tinham conseguido abrigo, mas só tive a ideia depois que já tinha cancelado o rpg...
Vocês podem me ajudar com alguma ideia sobre como evoluir os personagens até eles terem capacidade de matar um lich, dando aos jogadores aquela sensação de que a cada passo que eles dão, ficam cada vez mais perto do embate que pode custar as vidas, não somente deles, mas de todo o mundo?
Oi Igor, tudo bem?
Então rapaz. Essa abordagem geralmente é uma campanha completa, os jogadores para conseguirem ir do nível 1 até matar um lich poderoso demora algum tempo e dependendo do comprometimento dos seus jogadores pode ser algo que nunca chegue. Considerando que um lich tem CR 21 no livro dos monstros você precisa de um grupo de pelo menos 4 personagens de nível 20 para enfrentá-lo e esse seria um desafio no qual um ou mais poderiam morrer.
O método mais comum é que os jogadores evoluam 1 nível por sessão de jogo. Claro que cada mestre pode modificar isso, porém, na minha opinião o jogo se perde muito quando se acelera demais pois as habilidades que os personagens recebem em cada nível precisam ter valor. Um mago por exemplo que tenha acesso muito rápido a magias poderosas não vai dar valor para as menores nem ter experiência com versatilidade.
Dessa forma, seguindo um fluxo regular, os jogadores iriam precisar de 20 sessões até enfrentar o Lich. Isso pode ser longo demais para alguns.
O que você pode fazer como alternativa é fornecer aos jogadores algum meio de derrotarem o Lich sem um combate, seja com alguma relíquia que possa prendê-lo, seja "acordando" um inimigo do Lich que possa cuidar das coisas para seu grupo (o que pode ser meio anti-climático).
Se você optar por levar os personagens até o Lich em um confronto eu sugiro então que descreva bem sua aventura e a quebre em capítulos, pense no que o Lich poderia precisar para alcançar seu objetivo. Faça com que os jogadores atrapalhem e sigam derrotando seus emissários até que cheguem ao desafio final.