É um homebrew que quero aplicar em minha mesa, pois acredito que jogar com o mesmo estilo por muito tempo pode ser um pouco tediante. Por conta disso, eu acharia uma boa ideia dar um pouco de flexibilidade aos jogadores em questão de sempre escolher mudar a classe, subclasse a qualquer momento do jogo, até mesmo depois do lv20.
Por conta disso, pensei em algumas regras que são iniciais. Gostaria de ter um feedback de vocês para saber se está equilibrado, ou não, se é muito demorado ou não, etc. Qualquer feedback é bem-vindo.
TROCA DE CLASSE
A troca de classe remete a substituir um nível de uma classe na qual você já tenha por um nível de outra.
Antes de alcançar o lv20, você pode simplesmente substituir um nível de classe que você já tenha toda vez que alcançar um novo nível. Substituir o nível da classe não impede de pegar o novo nível de uma classe, por exemplo:
Um guerreiro lv5 pretende substituir 1 nível de guerreiro por 1 nível de ladino. Quando ele alcançar o lv6, além de ele substituir o nível de guerreiro, ele pode ainda pegar um novo nível de guerreiro, ficando no final com 5 níveis de guerreiro e 1 de ladino.
Quando os jogadores já estiverem no lv20 e quiserem substituir a seguinte regra é aplicada:
Os jogadores podem substituir um nível de sua classe quando ganham uma valor fixo de xp após o Lv20. Nesse caso, será semelhante à regra das Dádivas Épicas que os jogadores podem ganhar quando ganham 30.000 de xp acima de 355.000 de xp(lv20).
Portanto, o jogador poderá substituir um nível de classe na qual possua para cada vez que ganha 30.000 de xp além do lv20.
Obs.: o jogador substituindo o nível de uma classe, perderá a habilidade daquele nível, assim como as proficiências, perícias, o arquétipo de uma classe(caso substitua o nível que permite pegar a subclasse) ou qualquer outro tipo de benefício concedido por aquele nível específico.
TROCA DE SUBCLASSE
OBS.: Para esse tópico, essas regras NÃO se aplicam nas classes bruxo, paladino, clérigo e feiticeiro, pois a mudança de subclasse para essas classes são mais narrativas do que mecânicas.
Para trocar de subclasse será como se você começasse sua classe no lv1 em questão de XP, mas com suas habilidades de classe principal mantidas. A troca de subclasse é uma troca gradual, na qual você adquire por meio de xp, não por nível e no momento que você pega o primeiro nível de uma subclasse desejada, você perde todas as outras habilidades que tinha de sua subclasse antiga.
Exemplo:
Você possui um bardo lv20 da subclasse do conhecimento e deseja mudar para a subclasse da bravura.
A partir do momento que você deseja mudar de subclasse, comece a contar a quantidade de xp na qual ganhará a partir daí, fora do total, mas os xp's adquiridos continuam a serem somados ao total. A mesma tabela que deve seguir é a mesma de xp por personagem:
Essa tabela será muito importante durante todo o trajeto, portanto sempre anote o xp ganhado separado do total.
Quando você decide mudar de subclasse é como se você tivesse com 0 de xp e então somará com os xp futuros.
O bardo lv20 então decidiu fazer isso e ele deverá acumular 900 de xp para alcançar a característica de alguma subclasse. Quando então ele alcançou 900 de xp, ele pegou o colégio da bravura e então adquire as habilidades iniciais de 3º nível dessa subclasse, mas a partir do momento que ele pega essa nova subclasse, ele perde todas as habilidades, desde da habilidade do nível 3 até a habilidade de subclasse de nível 14. Sendo portanto um bardo lv20, mas com subclasse de lv3. A próxima habilidade dele é adquirida no ''lv6'', então ele deve acumular 14.000 de xp para adquirir, então a próxima e última habilidade no ''lv14'' deve, por fim, acumular 140.000 de xp, tendo mudado de subclasse totalmente.
Essa regra se aplica até mesmo durante os níveis do personagem, não só após o nível 20.
Esse escalonamento um pouco demorado, tanto de classe ou subclasse, serve para não encorajar a troca excessiva de classe e subclasse e também para favorecer a questão narrativa: um personagem evolui gradualmente suas habilidades e é mais fácil um personagem novato em uma subclasse mudar para uma outra do que um personagem lv20 especializado em uma subclasse por inteira.
Acho que seria uma mecânica interessante e deixaria o jogo mais ''fluído'' em questão do desejo dos jogadores.
Importante citar que não testei essas regras, um pouco da troca de classe, mas não muito, portanto, um feedback é muito importante para saber se as regras estão dinâmicas ou não, se são ruins ou boas, etc.