E aí galera, fiz um arquétipo de monge baseado em Avatar a lenda de Aang dos dobradores de água. Quem puder me dizer o que acha ou o que eu posso fazer para melhorar. Valeu 👆🏻👆🏻👆🏻👆🏻
Olha, primeiramente adorei a ideia de fazer um arquétipo, apenas sobre dobrador de água, não é de hoje que sabemos que o arquétipo dos 4 elementos é fraco. Se possível desde já, te incentivo a fazer o arquétipo dos outros dobradores, pelas notas “importante” que tem no seu documento, você parece conhecer bastante o mundo de avatar.
Contudo, pra ser justo, estou lendo aos poucos seu arquétipo e parece muito forte, muito forte mesmo. Espero poder ajudar com meus comentários, e leve as coisas mais como uma dica, ou crítica construtiva, pois realmente achei genial a ideia de um arquétipo exclusivo do dobrador de água.
Habilidades de 3º NívelBem, de inicio um adendo, ficou um pouco confuso na habilidade de nível 3, “Controle d’água” nela está escrito o seguinte.
“Você não pode criar a água, pode mover apenas uma fonte de água existente, como um rio, ou um copo d'água.
Você não pode fazer muitas coisas elaboradas com a água, apenas movimentos simples, como apagar uma fogueira, criar ou secar uma poça de água, parar ou criar uma goteira fazendo um pouco de barulho, secar ou molhar sua roupa, limpar algum líquido da sua roupa e etc.”
Além disso nesse mesmo nível você ganha outras 3 habilidades. Chicote de Água, Espada de Gelo e Paralisia Sanguínea, sobre isso, parece muita a se ganhar logo de cara, recomendo você tirar a Paralisia Sanguínea, considere que como um dobrador de água, você só seria capaz de mexer com sangue quando for mais forte.
O Chicote de Água, ele está muito forte, mais forte até mesmo que a Onda no 6º Nível, pense em diminuir o dano e os metros que pode ser puxado ou empurrado.Espada de Gelo parece ótimo ela ser uma arma de monge e seu dano é coerente.
Entretanto para o Chicote e a Espada, parece plausível você dar a essas habilidades um tempo de duração menor, ou colocar uma restrição, como “Concentração” que nem uma magia.
Habilidades de 6º Nível
Também há muitas habilidades.
A Onda parece versátil e balanceada.
Barreira gélida, considere dar a CA 13 para ela, no Guia do Mestre pag. 247 (anexo abaixo), é atribuído essa classe de armadura para “Cristal, Gelo e Vidro”, a barreira também tem muita vida, como exemplo a magia de 6º circulo “Murralha de Gelo” (Wall of Ice) tem 12 de CA e 30 de vida. Nessa habilidade você permite aumentarem o tamanho da barreira com pontos de Chi, pense fazer com que a vida aumente também com o gasto desses pontos de chi. Ao invés da barreira começar com uma vida muito alta.
Extrair Sangue: Me parece justo para esse nível, tanto o dano quanto a condição imposta, numa falha de teste de resistência.
Tenho bastante a falar sobre as outras habilidades, mas por hora, se atente que é muitahabilidade a cada nível que você alcança. Ter as opções de habilidade de água/gelo/sangue me parece demais. Talvez você possa dar a escolha inicial quando o monge chega no nível 3º entre as habilidades de água/gelo ou água/sangue. Ou como você mesmo disse as habilidades de sangue são sombrias, quem sabe atribuir elas a Tendencia Mal/Leal, Mal/Neutro ou Caótico/Bom e Caótico/Neutro.
Escrevi demais, porém, tente considerar o que disse. Acho que esse arquétipo é promissor, eu pessoalmente não vejo muito conteúdo homebrew BR de D&D 5E, a maioria dos que vejo é nesse forum.
Olha, primeiramente adorei a ideia de fazer um arquétipo, apenas sobre dobrador de água, não é de hoje que sabemos que o arquétipo dos 4 elementos é fraco. Se possível desde já, te incentivo a fazer o arquétipo dos outros dobradores, pelas notas “importante” que tem no seu documento, você parece conhecer bastante o mundo de avatar.
Contudo, pra ser justo, estou lendo aos poucos seu arquétipo e parece muito forte, muito forte mesmo. Espero poder ajudar com meus comentários, e leve as coisas mais como uma dica, ou crítica construtiva, pois realmente achei genial a ideia de um arquétipo exclusivo do dobrador de água.
Habilidades de 3º Nível Bem, de inicio um adendo, ficou um pouco confuso na habilidade de nível 3, “Controle d’água” nela está escrito o seguinte.
“Você não pode criar a água, pode mover apenas uma fonte de água existente, como um rio, ou um copo d'água.
Você não pode fazer muitas coisas elaboradas com a água, apenas movimentos simples, como apagar uma fogueira, criar ou secar uma poça de água, parar ou criar uma goteira fazendo um pouco de barulho, secar ou molhar sua roupa, limpar algum líquido da sua roupa e etc.”
Além disso nesse mesmo nível você ganha outras 3 habilidades. Chicote de Água, Espada de Gelo e Paralisia Sanguínea, sobre isso, parece muita a se ganhar logo de cara, recomendo você tirar a Paralisia Sanguínea, considere que como um dobrador de água, você só seria capaz de mexer com sangue quando for mais forte.
O Chicote de Água, ele está muito forte, mais forte até mesmo que a Onda no 6º Nível, pense em diminuir o dano e os metros que pode ser puxado ou empurrado. Espada de Gelo parece ótimo ela ser uma arma de monge e seu dano é coerente.
Entretanto para o Chicote e a Espada, parece plausível você dar a essas habilidades um tempo de duração menor, ou colocar uma restrição, como “Concentração” que nem uma magia.
Habilidades de 6º Nível
Também há muitas habilidades.
A Onda parece versátil e balanceada.
Barreira gélida, considere dar a CA 13 para ela, no Guia do Mestre pag. 247 (anexo abaixo), é atribuído essa classe de armadura para “Cristal, Gelo e Vidro”, a barreira também tem muita vida, como exemplo a magia de 6º circulo “Murralha de Gelo” (Wall of Ice) tem 12 de CA e 30 de vida. Nessa habilidade você permite aumentarem o tamanho da barreira com pontos de Chi, pense fazer com que a vida aumente também com o gasto desses pontos de chi. Ao invés da barreira começar com uma vida muito alta.
Extrair Sangue: Me parece justo para esse nível, tanto o dano quanto a condição imposta, numa falha de teste de resistência.
Tenho bastante a falar sobre as outras habilidades, mas por hora, se atente que é muita habilidade a cada nível que você alcança. Ter as opções de habilidade de água/gelo/sangue me parece demais. Talvez você possa dar a escolha inicial quando o monge chega no nível 3º entre as habilidades de água/gelo ou água/sangue. Ou como você mesmo disse as habilidades de sangue são sombrias, quem sabe atribuir elas a Tendencia Mal/Leal, Mal/Neutro ou Caótico/Bom e Caótico/Neutro.