Olá, gostaria de tirar uma dúvida q não encontro resposta em lugar algum: No D&D 3.5 tinha os danos diferentes para as armas com tamanhos diferentes, por exemplo: um arco composto longo para personagem médio, grande e pequeno. Nesta 5ª edição não consigo encontrar em nenhum lugar como fazer essas adaptações para todas as outras armas... Desde já agradeço e parabéns pelo site/canal (you tube)
top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Variações do tamanho das armas
Variações do tamanho das armas
5 comentários
Curtir
5 comentários
Fórum
bottom of page
Valeu David, obrigado pelos esclarecimentos!! Realmente havia feito uma bagunça com todas as informações... hehe
Você precisará fazer um esforço consciente para "desaprender" a 3.5. A 5a edição é bem diferente, e carregar a bagagem da 3.5 só vai te atrapalhar.
Não existe penalidade em si para raças pequenas, além da restrição de não poder usar armas que tenham a característica "heavy" (e uma pequena redução em deslocamento tb, as raças pequenas costumam andar 5 quadrados ao invés de 6).
Contudo seu exemplo tem alguns erros.
Primeiro, esclarecimentos sobre combater com duas armas:
Qq personagem pode combater com duas armas na 5a edição, usando duas armas de corpo a corpo com a característica *leve* (como a espada curta, por exemplo), uma em cada mão. Qd usa sua ação para atacar, vc pode atacar uma vez na ação bonus com a "outra mão". Contudo, esse ataque da outra mão na ação bonus não soma o atributo no dano.
O talento Dual Wield permite usar duas armas não leves de uma mão (como rapieiras ou espadas longas).
O estilo de combate "Combate com Duas Armas" (do ranger, fighter ou paladino) permite somar o atributo no dano da "outra mão".
Lembre que você só pode sacar uma arma como sua "interação grátis com objeto" do turno. Se estiver com as mãos vazias, só poderá atacar com duas armas no turno seguinte (o talento Dual Wield permite sacar duas armas no mesmo turno).
Em segundo lugar, rolagens de dano não incluem proficiência. O dano de uma espada longa é 1d8+força apenas (e no caso do combate com duas armas, para entrar a força no dano do ataque na ação bonus é necessário ter o estilo de luta apropriado). A proficiência entra na rolagem de ataque (junto com o atributo).
Em primeiro lugar, obrigado pela resposta David.
Então nesse caso, um Gnomo Guerreiro que tenha combate com 2 armas pode usar 2 espadas longas, assim como um Humano ou Draconato e causar (1D8 + FOR + Proficiência) na ação e na ação bônus? Eu não entendi muito bem então qual a penalidade um personagem pequeno tem em relação ao médio ou ao grande. Não existe mesmo?
A 5a opta por um caminho de simplificação. Personagens pequenos usam, em grande medida, as mesmas armas de um personagem médio (com algumas exceções, eles não conseguem usar armas com a característica "heavy", p.ex., como a espada de duas mãos ou arco longo), e não existem personagens grandes - pelo menos não com as raças oficiais. Agora, existem efeitos e magias que podem aumentar o personagem, como p.ex Enlarge, magia de 2o nível. Nesse caso a própria magia explica: a arma grande (ela aumenta junto com o personagem) causa 1d4 a mais de dano.