Não é especificado de que metal é feito certas armaduras então como "regra de casa" seria viável adotar essas CA para os seguintes metais(sendo essas armaduras de placas)ferro18,aço
Não é viável e nem correto, mas não tem a ver com balanceamento. Como você pôde ver, a CA de ferro já é maior do que a CA de uma armadura de placas. Além disso, existe diferentes valores de proteção para cada tipo de armadura, o que significa que o valor da armadura não se relaciona ao material somente, mas especialmente o tipo da armadura. Para um exemplo melhor, a classe de armadura do objeto representa a dificuldade dele ser ou não danificado de algum modo, o que também se aplica ao jogador. Uma armadura de placas não protege apenas pelo material dela, mas por proteger mais partes do corpo que uma de cota de malha. Além disso, armaduras de adamantino ou mitral já são citadas na parte de itens mágicos, o que demonstra que essa é uma regra errada e redundante, já que já existe algo relacionado a isso. Apesar disso, o matéria influencia a dificuldade da armadura quebrar, o que de fato fazê diferença ao gameplay.
@Fred Pinheiro Se vc quer outras armas é simples: pega uma das armas existentes como modelo, muda o nome e aparência (e talvez o tipo de dano se precisar) e vc tem mais armas. Criar armas funcionalmente novas a meu ver é a receita do desastre.
@Fred Pinheiro Quanto a outros tipos de escudo:Como eu adaptaria o visual de escudos pequenos/grandes sem mudar as regras:
Broquel eu interpretaria como um bonus do estilo de luta de defesa (que dá +1 de AC). Vc mantém a mão livre pra usar arma de duas mãos ou duas armas, mas com um pequeno bonus na AC.
O escudo de corpo (tower shield) seria um obstáculo, não uma armadura. Você pode posicionar ele em combate, e dependendo do ângulo do atacante oferece 1/2 cobertura ou até 3/4 de cobertura (+5 de AC) para ataques à distância apenas, é claro, mas não é algo que vc "veste". E carregá-lo em uma mão entre turnos exigiria uma força bem alta.
Eu fortemente NÃO recomendo. A 5a edição tem algo chamado "bounded accuracy", o que significa que os valores de defesa/ataque são mais contidos dentro de certos limites, ao invés de subir meio exponencialmente com o passar dos níveis. Mexer nisso é arriscar o balanceamento do jogo.
Mas não há nenhuma regra para armaduras desse tipo? Assim como o sistema de escudos é bem limitado eu imagino apenas um escudo médio de madeira ou de ferro como é dito no livro
Se não me engano tinha a definição no livro do mestre eu só não achei lá essas coisas aí pensei em criar essa regra mas pelo visto desbalancea e muito o jogo
Não é viável e nem correto, mas não tem a ver com balanceamento. Como você pôde ver, a CA de ferro já é maior do que a CA de uma armadura de placas. Além disso, existe diferentes valores de proteção para cada tipo de armadura, o que significa que o valor da armadura não se relaciona ao material somente, mas especialmente o tipo da armadura. Para um exemplo melhor, a classe de armadura do objeto representa a dificuldade dele ser ou não danificado de algum modo, o que também se aplica ao jogador. Uma armadura de placas não protege apenas pelo material dela, mas por proteger mais partes do corpo que uma de cota de malha. Além disso, armaduras de adamantino ou mitral já são citadas na parte de itens mágicos, o que demonstra que essa é uma regra errada e redundante, já que já existe algo relacionado a isso. Apesar disso, o matéria influencia a dificuldade da armadura quebrar, o que de fato fazê diferença ao gameplay.
Eu fortemente NÃO recomendo. A 5a edição tem algo chamado "bounded accuracy", o que significa que os valores de defesa/ataque são mais contidos dentro de certos limites, ao invés de subir meio exponencialmente com o passar dos níveis. Mexer nisso é arriscar o balanceamento do jogo.