Existe alguma regra que de pra decepar o membro ou desarmar um oponente?
Tipo arrancar a cabeça e tal? Ou só fazer ele deixar sua arma cair no meio do combate?
Sem que fique desbalanceado tipo, meu personagem quer arrancar a cabeça do bichão, tira 20 no dado da um bom dano, mas não mata o bixo
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Tem como decepar um membro e/ou desarmar um oponente?
Tem como decepar um membro e/ou desarmar um oponente?
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Lembrando que se vc pode decepar ou desmembrar um inimigo, ele também pode fazer com seu personagem.....
Desarmar existe como manobra do guerreiro, e tb como uma regra opcional descrita no guia do mestre. Ataque mirado que saiba não tem regra oficial. Eu deixo ataque mirado na minha mesa com desvantagem no ataque. Os efeitos costumam ser pequenos e temporários (p.ex, um ataque nos olhos pode cegar, mas apenas por um turno, um ataque nas pernas reduz deslocamento por um turno, etc.).
Apenas rolagens de ataque podem ser usadas para isso (nada de fireball ou mísseis mágicos mirados). Se a pessoa já tiver desvantagem no ataque, leva um -5 adicional (pra não "combar" com ataques que já teriam desvantagem de qq modo).
E se o objetivo for destruir parte do corpo, eu designo uma parte do HP da criatura para aquela parte (p.ex, teria que dar 1/4 do hp de um dragão em dano nas asas para destrui-las e tirar sua velocidade de vôo).
Eu tirei isso de um artigo do angry DM e funciona bem se usar com moderação. De resto, é importante lembrar que nenhum inimigo fica parado em combate, que ataques letais só acontecem quando o inimigo chega a 0, e que para efeitos mais dramáticos existem os críticos (dentro do razoável e do que for apropriado para a narrativa). http://theangrygm.com/dungeons-and-dragons-and-dismemberment/