Ontem surgiu uma dúvida na mesa. Na descrição de mísseis mágicos não fala nada em rolar ataque. Na explicação do livro do jogador fala que precisa rolar ataque de magia somente magias que estejam especificadas na descrição. Como funcionam os ataques com magia?
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Editado: 19 de mar. de 2018
[RESOLVIDO] Mísseis mágicos
[RESOLVIDO] Mísseis mágicos
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Estou com uma dúvida referente a mísseis mágicos junto de bruxaria. Cada míssil mágico conta como ataque, ou não?
Maravilha! Obrigado!
Tipos de Magia
Magias têm 3 tipos básicos, a descrição de cada uma vai te dizer qual se encaixa:
1 - Funciona automaticamente, ou com certas condições. Conjurou, aconteceu.
Um exemplo é o truque Luz. Não existe teste - você gastou uma ação para fazer a magia, a luz está lá.
É claro que isso não funciona em caso de áreas antimagia, pode ser anulada por contramágica, essas coisas, mas isso vale para qualquer magia.
Os mísseis mágicos tb são assim - eles simplesmente acertam. Essa é uma das grandes vantagens dessa magia, apesar do seu dano ser mais baixo. Ela não é, portanto um ataque - é apenas uma magia que causa dano. (Uma rápida observação - a magia Escudo Arcano protege completamente contra mísseis mágicos, apesar do seu efeito usual ser aumentar a classe de armadura. É uma interação específica entre essas duas magias)
2 - O conjurador rola um spell attack - rola d20 e soma seu spell attack bonus (modificador do atributo de conjuração+proficiência) para acertar a CA do alvo.
Acertou (total igual ou maior), rola o dano.
O truque Firebolt é um exemplo desse tipo de magia.
Note que, como qualquer outro ataque, um 20 no dado é um crítico - acerta automaticamente e dobra todos os dados de dano.
3 - Ela é resistida pelo(s) alvo(s) com um saving throw.
O DC de magia, o número que precisa ser conseguido no save do alvo, é 8+mod do atributo de conjuração+proficiência do conjurador, e o atributo usado no save é definido pela magia.
Exemplo: Fireball é resistida por um saving throw de dex dos alvos na área de efeito. Se o mago que conjurou a bola de fogo está no nível 5 e tem inteligência 16, a dificuldade desse save é 14 (8+3+3).
Em boa parte dos casos, o alvo passar no save (rolar total igual ou maior) significa que toma metade do dano - a magia vai dizer.