Eu imagino que uma criatura etérea não sofreria dano por armas normais, mas como os aventureiros atingem com toda a sua "vontade", eles conseguem dissipar uma parte desse corpo etéreo cada vez que atacam. É como se, na verdade, a fé na vitória causasse dano. É a interpretação que eu dou.
Quase todas as criaturas no mundo de d&d tem um corpo pelo menos parcialmente físico e podem ser feridas com armas normais (bem como magias ou até mesmo punhos e chutes). Muitas dessas criaturas mais "etéreas" serão resistentes (tomam metade do dano) outras chegam a ser imunes a dano a menos que seja mágico. Isso tudo vai estar na ficha da criatura no manual dos monstros (ou outra fonte que esteja utilizando). Esses elementais que mencionou, no livro, tem resistência a dano cortante/perfurante/concussão não-mágico, ou seja, um ataque com uma espada comum (não-encantada) causará metade do dano.Cuidado porque tentar aplicar "realismo" no jogo é uma armadilha - o jogo existe para ser divertido, e não é divertido ter criaturas que simplesmente não podem ser feridas pelos jogadores. Então pq vc consegue causar dano com uma espada num elemental do fogo? Pq é mais divertido assim, pq é um jogo. Não se prenda demais ao que seria "sensato". Invente motivos para funcionar - talvez parte do corpo do elemental seja sólido, e vc está atingindo esse "núcleo" quando faz um ataque com a tal espada, p.ex.Isso dito, na sua mesa vc se diverte como quiser, e vc pode decidir que esses elementais simplesmente não podem ser feridos assim. Cabe aos jogadores e ao mestre mudarem as regras que quiserem.
Eu imagino que uma criatura etérea não sofreria dano por armas normais, mas como os aventureiros atingem com toda a sua "vontade", eles conseguem dissipar uma parte desse corpo etéreo cada vez que atacam. É como se, na verdade, a fé na vitória causasse dano. É a interpretação que eu dou.
Quase todas as criaturas no mundo de d&d tem um corpo pelo menos parcialmente físico e podem ser feridas com armas normais (bem como magias ou até mesmo punhos e chutes). Muitas dessas criaturas mais "etéreas" serão resistentes (tomam metade do dano) outras chegam a ser imunes a dano a menos que seja mágico. Isso tudo vai estar na ficha da criatura no manual dos monstros (ou outra fonte que esteja utilizando). Esses elementais que mencionou, no livro, tem resistência a dano cortante/perfurante/concussão não-mágico, ou seja, um ataque com uma espada comum (não-encantada) causará metade do dano. Cuidado porque tentar aplicar "realismo" no jogo é uma armadilha - o jogo existe para ser divertido, e não é divertido ter criaturas que simplesmente não podem ser feridas pelos jogadores. Então pq vc consegue causar dano com uma espada num elemental do fogo? Pq é mais divertido assim, pq é um jogo. Não se prenda demais ao que seria "sensato". Invente motivos para funcionar - talvez parte do corpo do elemental seja sólido, e vc está atingindo esse "núcleo" quando faz um ataque com a tal espada, p.ex. Isso dito, na sua mesa vc se diverte como quiser, e vc pode decidir que esses elementais simplesmente não podem ser feridos assim. Cabe aos jogadores e ao mestre mudarem as regras que quiserem.