A descrição desta característica (D&D 5ª edição) é a seguinte:
COMBATE COM DUAS ARMAS
Quando você estiver engajado em uma luta com duas armas, você pode adicionar o seu modificador de habilidade na jogada de dano do seu segundo ataque.
Aí eu pergunto:
Isso dá direito de atacar duas vezes?
Tudo q foi dito está correto. Só vale lembrar que vc só tem direito ao ataque extra da ação bonus depois de concluir sua ação de ataque.
Exemplo: Guerreiro 5 tem 2 ataques na sua ação de ataque. Usando 2 armas vc só vai poder usar o ataque com ação bonus depois de concluir os 2 ataques da ação.
Pode por exemplo: Atacar um inimigo, se mover 15ft, atacar um segundo e em seguida usar sua ação bonus para um ataque extra com a mão inábil.
Um paladino como ambidestria poderia usar combate com duas armas? como duas espadas longas. Ele poderia usar DESTRUIÇÃO DIVINA em cada ataque se possível?
Sim, seria +5 para acertar. Se estiver falando de combate com duas armas, lembre que vc precisa do estilo de luta para poder adicionar o atributo no *dano* da "outra mão" no ataque da ação bonus, mas TODO ataque com arma entra proficiência e modificador de atributo para acertar (claro, assumindo que seja proficiente com a arma - se não é só o atributo).
Outra dúvida (hehehe) que surgiu na hora do jogo. Quais modificadores se usa no segundo ataque? Se o personagem tem proficiência +2 e +3 de Força, no segundo ataque usa estes mesmos modificadores?
Se usar o modificador de destreza no ataque também usa no dano. (Finesse pg 147 do Player's)
Ah, tenho mais uma pergunta! Quando se usa arma com propriedade acuidade, pode-se usar a destreza como habilidade de ataque. Mas aí soma no dano o bônus de destreza ou de força?
Muito obrigado pela resposta! Muito esclarecedora. Estou começando no D&D e tem detalhes assim que ainda me confundem, mesmo lendo no livro. Mas explicado assim, dá pra entender direitinho. Curtindo muito esse fórum. Antes eu ficava alugando um amigo meu que manja das regras. Agora tem uma comunidade para qual eu posso expor minhas dúvidas e sanar as de outros. Valeu!
Resposta curta: Sim.
Resposta longa:
Qq personagem pode combater com duas armas na 5a edição, usando duas armas de corpo a corpo com a característica *leve* (como a espada curta, por exemplo), uma em cada mão. Qd usa sua ação para atacar, vc pode atacar uma vez na ação bonus com a "outra mão". Contudo, esse ataque da outra mão na ação bonus não soma o atributo no dano.
O talento Dual Wield permite usar duas armas não leves de uma mão (como rapieiras ou espadas longas).
O estilo de combate "Combate com Duas Armas" (do ranger, fighter ou paladino) permite somar o atributo no dano da "outra mão".
Lembre que você só pode sacar uma arma como sua "interação grátis com objeto" do turno. Se estiver com as mãos vazias, só poderá atacar com duas armas no turno seguinte (o talento Dual Wield permite sacar duas armas no mesmo turno).
Ps:
Quanto à estrutura de um turno
Durante uma rodada (6 segundos), que inclui o turno de cada criatura envolvida no combate, cada personagem tem, no seu turno, movimento, ação (que pode ser usada para atacar, p.ex) e, se tiver alguma habilidade/magia que possa ser usada em ação bonus, uma ação bonus. A fúria do bárbaro é um exemplo de habilidade que usa essa ação bonus. Existe também a reação, que acontece depois de um gatilho, e pode ocorrer durante o turno de outras criaturas. O ataque de oportunidade quando alguém sai da sua área de ameaça é um exemplo de uso da reação.
Ps2: caso o personagem ganhe "ataque extra" pela classe (p.ex, guerreiro, paladino, monge), quando ele usa a ação de atacar, ele pode atacar duas vezes. Isso é separado da ação bonus. Um personagem usando duas armas com ataque extra ataca duas vezes na sua ação com a "mão boa", e uma vez na ação bonus com a "outra mão" (ataque extra não altera o ataque da ação bonus, que vai ser sempre limitado a um ataque apenas).
Ps3: Note que vc pode dividir e organizar seu turno como quiser. Por exemplo, um guerreiro com ataque extra pode usar sua ação bonus para "recuperar o fôlego" (Second Wind), aí se movimentar 15 ft, atacar uma vez um inimigo, se movimentar mais 15 ft e atacar outro inimigo.