Quando uso regras opcionais para talentos no DED 5ed, ao atingir o nível de aumento de habilidade o que ganho com a raça humana? o quadro que explica isso ficou um pouco confuso...
Vamos por partes. -- Regra Oficial --Na criação de personagem, vc escolhe sua RAÇA, e ganha certos aumentos de atributo e vantagens como visão no escuro e tais. Se a mesa usar talentos, uma das opções de raça é o "humano variante", que começa com um talento. As outras opções (inclusive o "humano padrão") não começam com um talento, mas tem mais pontos de atributos/outras vantagens para compensar.Outra coisa são os ganhos de atributo que vc ganha pela CLASSE, conforme o personagem evolui. No 4o nível de todas as classes, p.ex vc ganha um ASI (subida de atributo), que significa que vc tem dois pontos de atributo para aumentar suas habilidades (p.ex, subir força em 2, ou subir sabedoria em 1 e inteligência em 1 também, etc.). Se a mesa usar talentos, vc pode AO INVÉS de ganhar esses pontos de atributo escolher um talento. Em geral, as classes vão te dar esses pontos de atributo/talento a cada 4 níveis, com algumas exceções (guerreiro p.ex tem uma subida de atributo no 6o), e note também que esses pontos de atributo/talento são por nível de classe, não personagem (um guerreiro 2/clérigo 2, p.ex, não tem nenhuma subida de atributo).-- Regra de Casa --Dito tudo isso, nas *minhas* mesas eu altero a regra de criação de personagem para o seguinte: todo mundo começa com um talento no 1o nível, e não existe a opção de humano variante. Eu faço isso pq às vezes talentos são muito atraentes e ajudam a dar personalidade ao personagem, mas para começar com um é necessário ser humano (variante). Com essa alteração, tem mais variedade na mesa e ninguém fica preso. Note que com essa alteração os personagens começam mais fortes (o que exigirá algum ajuste nos níveis de desafio se quiser fazer uma campanha "difícil").
Nossa, eu acabei passando batido sobre essa regra opcional e dei Talentos para todas as raças.
Obrigado...
Vamos por partes. -- Regra Oficial -- Na criação de personagem, vc escolhe sua RAÇA, e ganha certos aumentos de atributo e vantagens como visão no escuro e tais. Se a mesa usar talentos, uma das opções de raça é o "humano variante", que começa com um talento. As outras opções (inclusive o "humano padrão") não começam com um talento, mas tem mais pontos de atributos/outras vantagens para compensar. Outra coisa são os ganhos de atributo que vc ganha pela CLASSE, conforme o personagem evolui. No 4o nível de todas as classes, p.ex vc ganha um ASI (subida de atributo), que significa que vc tem dois pontos de atributo para aumentar suas habilidades (p.ex, subir força em 2, ou subir sabedoria em 1 e inteligência em 1 também, etc.). Se a mesa usar talentos, vc pode AO INVÉS de ganhar esses pontos de atributo escolher um talento. Em geral, as classes vão te dar esses pontos de atributo/talento a cada 4 níveis, com algumas exceções (guerreiro p.ex tem uma subida de atributo no 6o), e note também que esses pontos de atributo/talento são por nível de classe, não personagem (um guerreiro 2/clérigo 2, p.ex, não tem nenhuma subida de atributo). -- Regra de Casa -- Dito tudo isso, nas *minhas* mesas eu altero a regra de criação de personagem para o seguinte: todo mundo começa com um talento no 1o nível, e não existe a opção de humano variante. Eu faço isso pq às vezes talentos são muito atraentes e ajudam a dar personalidade ao personagem, mas para começar com um é necessário ser humano (variante). Com essa alteração, tem mais variedade na mesa e ninguém fica preso. Note que com essa alteração os personagens começam mais fortes (o que exigirá algum ajuste nos níveis de desafio se quiser fazer uma campanha "difícil").