Tenho dúvidas em relação a queda. Por exemplo: se um personagem for agarrado por uma criatura voadora e ela o levar por uns 24m e logo após o soltar... o dano de queda que o personagem irá sofre é recebido Instantâneamente após a criatura o soltar, ou o dano só é recebido pelo personagem no final do turno dele?
Além disso, se possível poderiam me mostrar um texto ou uma fonte oficial que justifique a resposta, para que eu possa mostrar aos outros jogadores da minha mesa?
Desde já agradeço!
Quando uma criatura cai de uma altura elevada e atinge o chão, ela sofre 1d6 de dano contundente para cada 3 metros (10 pés) de queda, até um máximo de 20d6. O dano é contabilizado quando a criatura chega no chão, e ela tem a condição Prone. Isso é a regra oficial. [Referencia DnD 2024 - Livro do Jogador - pag 367]. Ou seja, a criatura cai instantaneamente e ao chegar ao chão ela toma 8d6 de dano e fica caída no chão.
No XGE, pag 77. Tem algumas regras complementares para queda, para alturas maiores que 500 pés.
Mas resumindo, uma criatura que caia de 24m cai por volta de 2.21 segundos, o jogo considera que ela cai instantaneamente e então toma o dano de queda.