top of page
Para testar esse recurso, visite seu site online.
Quando se conjura uma magia que precisa de uma rolagem de ataque para acertar, usa-se ca do alvo ou cd das suas magias para saber se acerta?
Quando se conjura uma magia que precisa de uma rolagem de ataque para acertar, usa-se ca do alvo ou cd das suas magias para saber se acerta?
1 resposta1 comentário
Curtir
1 comentário
Fórum
bottom of page
Resposta curta: CA do alvo.
Resposta longa:
Tipos de Magia
Magias têm 3 tipos básicos, a descrição de cada uma vai te dizer qual se encaixa:
1 - Funciona automaticamente. Conjurou, aconteceu.
Um exemplo é o truque Luz. Não existe teste - você gastou uma ação para fazer a magia, a luz está lá.
É claro que isso não funciona em caso de áreas antimagia, pode ser anulada por contramágica, essas coisas, mas isso vale para qualquer magia.
2 - O conjurador rola um ataque de magia - rola d20 e soma seu bonus de ataque de magia (modificador do atributo de conjuração+proficiência) para acertar a CA do alvo.
Acertou (total igual ou maior), rola o dano.
O truque Raio de Fogo (Firebolt) é um exemplo desse tipo de magia.
Note que, como qualquer outro ataque, um 20 no dado é um crítico - acerta automaticamente e dobra todos os dados de dano.
3 - Ela é resistida pelo(s) alvo(s) com um teste de resistência (saving throw, ou save)
O DC de magia, o número que precisa ser conseguido no teste de resistência do alvo, é 8+mod do atributo de conjuração+proficiência do conjurador, e o atributo usado no save é definido pela magia.
Exemplo: Bola de Fogo (Fireball) é resistida por um teste de resistência de destreza dos alvos na área de efeito. Se o mago que conjurou a bola de fogo está no nível 5 e tem inteligência 16, a dificuldade desse save é 14 (8+3+3).
Em boa parte dos casos, o alvo passar no teste de resistência (rolar total igual ou maior) significa que toma metade do dano - a magia vai dizer.