Não. Penumbra só dá desvantagem em testes de percepção (ou o equivalente a -5 se estiver considerando a passiva), mas não dá desvantagem em ataques. A escuridão densa (total) é que dá desvantagem, pq vc é considerado "cego" nesse caso ( se não tiver alguma habilidade para enxergar na escuridão, claro).LUZ E VISÃO
As tarefas mais fundamentais de uma aventura – perceber o perigo, encontrar objetos escondidos, atingir um inimigo em combate e conjurar uma magia, para citar apenas alguns – dependem fortemente da habilidade do personagem para enxergar. Escuridão e outros efeitos que obscurecem a visão podem provar-se um obstáculo significativo.
Uma determinada área pode ser de escuridão leve ou densa. Em uma área de escuridão leve, como penumbra, névoa disforme ou folhagem moderada, as criaturas têm desvantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependem de visão.
Uma área de escuridão densa – como escuridão, nevoeiro espesso ou folhagem densa – bloqueia a visão completamente. Uma criatura em uma área de escuridão densa está efetivamente cega (veja o apêndice A) quando tenta ver algo obscurecido pela escuridão.
A presença ou ausência de luz em um ambiente cria três categorias de iluminação: luz plena, penumbra e escuridão.
A luz plena permite que a maioria das criaturas possa enxergar normalmente. Mesmo dias nublados fornecem luz plena, assim como tochas, lanternas, fogueiras e outras fontes de iluminação dentro de um raio específico.
A penumbra, também chamada de sombras, cria uma área de escuridão leve. Uma área de penumbra é geralmente o limite entre uma fonte de luz plena, como uma tocha, e a escuridão em volta dela. A luz suave do nascer e do pôr do sol também contam como penumbra. A lua cheia particularmente brilhante pode banhar a terra com penumbra.
A escuridão total cria uma área de escuridão densa. Personagens enfrentam a escuridão total quando estão ao ar livre durante a noite (até mesmo na maioria das noites com luz da lua), dentro dos limites de uma masmorra fechada ou nas entranhas do subterrâneo, ou em uma área de escuridão mágica.
Não. Penumbra só dá desvantagem em testes de percepção (ou o equivalente a -5 se estiver considerando a passiva), mas não dá desvantagem em ataques. A escuridão densa (total) é que dá desvantagem, pq vc é considerado "cego" nesse caso ( se não tiver alguma habilidade para enxergar na escuridão, claro). LUZ E VISÃO
As tarefas mais fundamentais de uma aventura – perceber o perigo, encontrar objetos escondidos, atingir um inimigo em combate e conjurar uma magia, para citar apenas alguns – dependem fortemente da habilidade do personagem para enxergar. Escuridão e outros efeitos que obscurecem a visão podem provar-se um obstáculo significativo.
Uma determinada área pode ser de escuridão leve ou densa. Em uma área de escuridão leve, como penumbra, névoa disforme ou folhagem moderada, as criaturas têm desvantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependem de visão.
Uma área de escuridão densa – como escuridão, nevoeiro espesso ou folhagem densa – bloqueia a visão completamente. Uma criatura em uma área de escuridão densa está efetivamente cega (veja o apêndice A) quando tenta ver algo obscurecido pela escuridão.
A presença ou ausência de luz em um ambiente cria três categorias de iluminação: luz plena, penumbra e escuridão.
A luz plena permite que a maioria das criaturas possa enxergar normalmente. Mesmo dias nublados fornecem luz plena, assim como tochas, lanternas, fogueiras e outras fontes de iluminação dentro de um raio específico.
A penumbra, também chamada de sombras, cria uma área de escuridão leve. Uma área de penumbra é geralmente o limite entre uma fonte de luz plena, como uma tocha, e a escuridão em volta dela. A luz suave do nascer e do pôr do sol também contam como penumbra. A lua cheia particularmente brilhante pode banhar a terra com penumbra.
A escuridão total cria uma área de escuridão densa. Personagens enfrentam a escuridão total quando estão ao ar livre durante a noite (até mesmo na maioria das noites com luz da lua), dentro dos limites de uma masmorra fechada ou nas entranhas do subterrâneo, ou em uma área de escuridão mágica.