Ola! Terminei recentemente de ler os livros e irei mestrar para um grupo de amigos. Achei as regras de tempo meio complexas para se poder gerenciar. Alguém aqui que tenha expêriencia poderia me dar umas dicas de como gestar a passagem de tempo? Vocês nas batalhas contam os 6s para cada ação mesmo? Tem métodos mais práticos?
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16 comentários
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Muito obrigado pelos acréscimos. Me foram muito úteis. =D
Sim, 1 min de duração = 10 rodadas, 10 turnos da criatura afetada.
Queria saber justamente sobre o tempo dos turnos. Se a magia de sono dura 1min quer dizer que tem duração de 10 turnos (60seg) numa batalha né?
Quanto ao tempo de campanha, te dou uma dica que aparece no Guia do Mestre. Faça um calendário de campanha. Se for Forgotten Realms, use o calendário de Harptos e as dezenas (semanas de dez dias). Assim dá pra saber quantos dias ou meses se passaram desde que os aventureiros se encontraram e como está o clima durante os dias.
Durante viagens, eu costumo dividir o dia em 3 cenas. Manhã, tarde e noite. Se nada demais acontecer, simplesmente narre o que eles estão vendo nos arredores em cada um dos períodos. Capriche nas descrições da paisagem, das cores, do clima e dos cheiros. Comente sobre a qualidade (ou falte de qualidade) da estrada ou trilha que eles seguem. Se o local for perigoso, peça para que eles descrevam como estão viajando (batedores na frente? Animal de carga atrás, alguém está cobrindo a retaguarda?). Faço testes de encontro aleatório por período (normalmente peço para um jogador rolar o D20, no caso de um 17 pra cima, ocorre um encontro aleatório).
Agora, durante cenas de exploração de masmorras e labirintos, o tempo passa mais devagar. Você pode presumir que o grupo gaste cerca de 10 minutos para examinar um cômodo e mais 5 minutos para andar com cuidado em cada corredor.
Já os combates são mais lentos ainda. Cada turno de jogador leva somente 6 segundos. Portanto, combates costumam durar 1 minuto só ou menos em tempo dentro do jogo.
Muito obrigado pela dica man! ;)
Opa! Eu não sou um mestre tão experiente assim com um sistema complexo como o d&d, mas a minha dica de início seria: por enquanto se preocupe com que o tempo passe de maneira lógica para não tirar a imersão. Não faça os heróis acordarem de manhã, acontece um combate e logo já está de noite, infelizmente eu já cometi muito esse erro kkkk. Mas essa é minha dica, não faça com que o tempo passe muito rápido. Valeu!