Boa noite, bom dia ou boa tarde gente. Eu gostaria de saber suas opiniões sobre alguns casos em minha mesa sobre fuga de criaturas.
O primeiro exemplo que dou, é: Um Tríbulo Brutal está com seus 30 pontos de vitalidade, menos de 1/4 da vida máxima dele, e ele tem INT 9(-1) e Sab 10(0)[muito superior a maioria das criaturas]. Acham que ele deveria, ao menos tentar, escapar da morte e dos jogadores, ou lutar até matar um personagem? Pensem como um mestre, e como um monstro.
O segundo exemplo é mais recente: Um grupo de assassinos na minha sessão invadiu uma festa. São quatro inimigos, e eles já cumpriram o que eles queriam/deveriam, e, por mais que sejam executores, não querem lutar contra os jogadores. Vocês acham que eles deveriam ficar e enfrentar os jogadores, ou, irem embora?
Fiquei com tal coisa encucada, se estava agindo direito, pois um jogador ficou reclamando, dizendo que qualquer inimigo meu deveria ficar e lutar até a morte. Não é como se todos os meus monstros tentassem fugir, e, eu não os impeço de matar tais criaturas, a diferença é que, para mim e muitos mestres dos quais tive conselhos, dizem que os monstros e inimigos não devem fazer isso todas as vezes.
Enfim, deixem suas opiniões, quero ver se sou o único que tem essa mentalidade
Acho que em ambos os casos faz sentido fugirem, sim. Você está certo, seu jogador está errado. É importante entender a motivação e a a moral do inimigo, para que ele aja de uma forma que faz sentido, e em alguns casos, o que faz mais sentido é desistir, evitar ou fugir de uma luta. Um animal com fome p.ex não vai lutar até a morte por um pedaço de comida, mas pode defender até seu último suspiro os seus filhotes (de bonus vc ainda tem um momento dramático quando os jogadores descobrirem isso). Combates ficam bem mais interessantes quando você entende o que o inimigo quer, como ele planeja conseguir isso, e até onde está disposto a ir em busca de seu objetivo. Só não exagera pro outro lado, claro - se todos os inimigos tentam fugir, pode ficar parecendo que está protegendo seus NPCs - pior ainda se eles ficarem voltando pra encher o saco. Inimigos recorrentes devem ser a exceção. PS: sempre dê a recompensa apropriada (xp, se estiver usando isso, ou loot, ou informação, etc.) para um encontro que os jogadores "venceram", mesmo que não tenham matado cada inimigo. Isso indica pra eles que o importante é superar o desafio e não promover matanças.