A preta/branca em inglês é do player's handbook.
A amarelada é do livro do jogador.
A branca é do livro que ele usa.
O que eu quero fazer:
turno1- preparar a magia cone de frio(Cone Of Cold) pra ser lançada com o gatilho de um inimigo se aproximar.
turno2- disparado o gatilho, eu lanço o cone de frio com a minha reação, e usando minha ação eu uso cone de frio de novo.
Meu mestre disse que é impossível lançar duas magias em um turno só, mas não é.
---------------------------------------------------
trecho retirado de um site
Preparar
Ao invés de realizar uma ação no seu turno, você gastar sua ação para preparar algo para fora do seu turno. Quando se prepara uma ação você precisa especificar duas coisas:
1. O gatilho da ação.
Este gatilho pode ser qualquer coisa, como "Se o orc espiar atrás da porta, se mais goblins vierem nessa direção, se a corda romper, se o nível da água subir, se o mago conjurar começar uma magia, se o prisioneiro tentar escapar..."
2. A Ação a ser realizada.
Você realiza uma das ações descritas nessa parte. Essa ação irá usar sua Reação para acontecer. Então se você preparou alguma ação no seu turno e realizar um ataque de oportunidade, você não podem ais realizar sua ação preparada.
Se o gatilho acontecer, você pode não realizar a ação se não desejar.
Se você escolheu a ação de Correr, você pode realizar o movimento inteiro.
Se você escolheu conjurar uma magia, você realiza a conjuração no seu turno e segura a energia da magia até a hora que o gatilho acontecer para soltar a energia. Enquanto estiver segurando a energia você sofre todos os efeitos de manter uma magia concentrada. Se o gatilho não acontecer até o inicio do seu próximo turno, você pode soltar a magia usando sua ação ou continuar segurando a magia ou descartá-la. (Você perde um dos seus círculos de magia, mas não realiza os efeitos)
---------------------------------------------------
Trecho retirado de um site
Combinações possíveis
Entendendo a regra de magias múltiplas, é possível realizar algumas combinações de magias bem interessantes:
• É possível você conjurar a magia Bola de Fogo e conjurar Contra-Mágica em uma Contra-Mágica inimiga (que será direcionada em sua Bola de Fogo);
• Você pode fazer um conjurador com multiclasse com Guerreiro (apenas dois níveis são necessários) e conjurar duas Bolas de Fogo no mesmo turno utilizando o Surto de Ação/Action Surge.
Isso porquê Surto de Ação lhe permite ter uma ação adicional, e conjurar duas magias em um mesmo turno é válido segundo as regras.
Combinações Inválidas
Uma série de combinações que já foram muito difundidas por conta de uma leitura equivocada não são possíveis de serem realizadas com essas regras. Explicamos algumas das mecânicas que são exploradas de forma incorreta abaixo:
• Você não pode usar uma Ação Preparada em seu turno anterior para conjurar uma magia em seu turno atual com sua Reação, além da magia conjurada com sua ação padrão. Isso porquê a Ação Preparada (Readied Action) se encerra no início de seu turno, CASO O GATILHO NÃO SEJA ATIVADO;
• Você não pode, jogando com Feiticeiro, usar a metamágica Quickned Spell (Magia Rápida) para conjurar uma magia de 1º Nível ou superior com sua Ação Bônus e conjurar uma segunda magia de 1º Nível ou superior com sua ação. A regra de conjuração não permite que você conjure uma magia de 1º nível ou superior após usar sua ação bônus para conjurar uma magia, sendo limitado apenas a truques que possuem tempo de duração de 1 ação.
Ainda assim, é plenamente possível realizar uma combinação de Magia de 1º Nível ou Superior + Truque: A combinação Scorching Ray + Fire Bolt é um exemplo de Magia + Truque.
---------------------------------------------------
Ele tá dizendo que as regras não permitem, sendo que permitem, ele interpretou isso de um arquivo que contem um erro de tradução, e esse já é o segundo personagem meu que isso acontece, isso tira meu direito de fazer algo que esta dentro das regras.
Eu adoraria, de coração, que alguém pudesse explicar detalhadamente, isso tá tirando muito a graça de jogar, eu não to me divertindo, sendo que diversão deveria ser o foco do jogo.
Vixe. Vamos por partes. Sim, vc pode usar uma magia de reação e uma outra magia no seu turno. O exemplo que se costuma dar é contramágica em alguém usando contramágica na sua magia. Fora essa exceção da reação, o único outro jeito de fazer duas magias não-truques no mesmo turno é com surto de ação. Contudo, vc NÃO pode fazer o que está descrevendo com ação preparada, pq vc só tem até o início do seu próximo turno para usá-la - ou ela acontece na mesma rodada, mas no turno de outra criatura, ou vc perde a chance (e no caso da magia, o espaço usado tb é perdido). Isso está claro na explicação da ação "Preparar" no capítulo de combate do Livro do Jogador: "Algumas vezes você quer saltar sobre um adversário ou
quer esperar por uma circunstância particular antes de
agir. Para fazê-lo, você precisa usar a ação Preparar no
seu turno para que possa agir mais tarde naquela rodada
usando sua reação. Você tem até o início do seu próximo
turno para usar uma ação preparada." E assim, não precisa de tanta complicação - se vc prepara uma magia ofensiva para qd o inimigo se aproxima, no turno dele ele se aproxima para atacar, certo? Você conjura a magia como reação no turno DELE, aí qd chegar o SEU turno de novo (seu próximo turno), vc conjura outra magia se quiser. Pronto. Agora, essas são as regras, essa é a parte fácil. Me parece, contudo, que vc tem um problema bem maior aí que é a falta de comunicação com seu DM. Veja - independente de quem está errado, essas discussões e estresse são nocivas e tóxicas para a mesa. Você tem que tentar conversar DE BOA com ele (fora do jogo, não durante), explicar como vc se sente, etc, e tentar chegar a um acordo - não por a+b ou regras ou esfregando livros na cara, mas conversar sobre sua frustração mesmo, tentar entender o lado dele, resolver as coisas. Lembre que o mestre PODERIA alterar regras na mesa, inclusive - o importante é conversar com os jogadores e manter boa comunicação e consistência. RPG é um esforço COLABORATIVO, e a 5a edição é feita pra ser mais flexível mesmo e menos prescritiva. A diversão deveria ser o foco, sim, mas não apenas a SUA diversão, certo? Caso não seja possível conversar amigavelmente ou vc já tenha tentado, aí vc tem duas opções - acatar as decisões do DM, SEM ressentimentos, ou procurar outra mesa.