Olá caro Mediador! O mestre da minha mesa acredita que como ele criou o mundo ele pode criar todas as regras. E mesmo as regras existentes dos livros do RPG podem ser modificadas, pois "o mundo dele tem as próprias regras". Isso esta correto?
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Editado: 06 de dez. de 2021
Mestrando
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Obrigado pelas respostas
Você modificou a pergunta - A 1a resposta era pra disparada e perseguições. Para a pergunta atual: Sim, o DM pode mudar as regras, mas isso deve ser feito com algum tato e é bom avisar e comunicar claramente, de preferência antes mesmo da aventura começar se possível. O ideal é sempre negociar essas mudanças com os jogadores. De qq modo a minha recomendação pra esses casos é sempre a mesma - converse com o DM fora do jogo, e se não chegar a um acordo procure outra mesa. Não adianta ficar batendo cabeça, ninguém vai se divertir.
Obrigado
Sim, vc pode usar disparada para correr mais rápido. Não há limites. Tem regras para perseguições no guia dos mestres, eu tb recomendo experimentar desafios de habilidade: Skill challenges para perseguições:
Funciona assim de forma geral - vc define quantos sucessos são necessários e quantas falhas significam um fracasso (p.ex - precisa acumular 8 sucessos antes de 3 falhas). Aí vc vai apresentando desafios ao longo da perseguição que os jogadores precisam tentar resolver - p.ex - o perseguido derruba uma carroça de repolhos - um dos jogadores diz - vou rolar acrobacia para saltar por cima deles. Vc define uma dificuldade, baseada em quão boa é a ideia e na situação, e ele tenta (assume-se que o resto do grupo imite o 1o jogador, se ele for bem, o grupo todo se desvencilha dos repolhos. Se não... vão ficar fedidos e um pouco pra trás). Se falhar, a perseguição não termina, mas é um dos 3 fracassos para falhar de vez. Aí mais adiante um pouco, o perseguido grita que tem assassinos atrás dele, e um guarda tenta parar o grupo. Aí pode ser um teste de persuasão, p.ex, mas poderia ser tb um teste de atletismo para empurrar o guarda para fora do caminho. E por aí vai. O importante é deixar solto para os jogadores sugerirem testes que façam sentido, de acordo com o seu gosto/no que são bons. Apenas um teste para cada desafio, alternando entre jogadores. Se acumularem 3 fracassos, o perseguido escapou. Se acumularem 8 sucessos, eles alcançaram o perseguido. Lembrando que esses números é vc que define, claro.