Uma dúvida a respeito de magias de efeito em área como mãos Flamejantes e bola de fogo. Queria saber se é preciso jogar o dado de ataque para saber se o golpe acertou ou não, ou apenas fazer o teste de resistência.
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Magias de Efeito em área e testes de resistência
Magias de Efeito em área e testes de resistência
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Valeu
Magias têm 3 tipos básicos, a descrição de cada uma vai te dizer qual se encaixa:
1 - Funciona automaticamente, ou com certas condições. Conjurou, aconteceu.
Um exemplo é o truque Luz. Não existe teste - você gastou uma ação para fazer a magia, a luz está lá.
É claro que isso não funciona em caso de áreas antimagia, pode ser anulada por contramágica, essas coisas, mas isso vale para qualquer magia.
2 - O conjurador rola um ataque de magia - rola d20 e soma seu bonus de ataque de magia (modificador do atributo de conjuração+proficiência) para acertar a CA do alvo.
Acertou (total igual ou maior), rola o dano.
O truque Firebolt é um exemplo desse tipo de magia.
Note que, como qualquer outro ataque, um 20 no dado é um crítico - acerta automaticamente e dobra todos os dados de dano.
3 - Ela é resistida pelo(s) alvo(s) com um teste de resistência (saving throw, ou save)
O DC de magia, o número que precisa ser conseguido no teste de resistência do alvo, é 8+mod do atributo de conjuração+proficiência do conjurador, e o atributo usado no save é definido pela magia.
Exemplo: Fireball é resistida por um teste de resistência de dex dos alvos na área de efeito. Se o mago que conjurou a bola de fogo está no nível 5 e tem inteligência 16, a dificuldade desse save é 14 (8+3+3).
Em boa parte dos casos, o alvo passar no teste de resistência (rolar total igual ou maior) significa que toma metade do dano - a magia vai dizer.
só o teste de resistência