Olá, tenho uma dúvida a respeito da seguinte situação: Vamos imaginar que um Ladino se esconde atrás de algum obstáculo, e possui um parceiro também escondido, o Ladino espera somente um monstro passar perto para ele poder atacar. Finalmente o monstro passa perto do Ladino, então o Ladino sai do esconderijo e realiza um ataque com uma adaga. Logo, o Ladino acaba de começar o combate.
Agora a questão. Eu devo determinar a iniciativa dos envolvidos após o ataque do Ladino ou antes? E se for depois, esse ataque que o Ladino executou já conta como um turno mesmo antes da definição da iniciativa ou ele poderá ter mais uma ação nesse primeiro round? E se for antes, o Ladino deixaria de realiazar seu ataque caso seu parceiro tivesse um teste de iniciativa maior?
O parceiro rola iniciativa junto com o restante, mesmo que não queira fazer nada ainda. Está acontecendo um combate ali no lugar onde ele está, e ele faz parte da "cena", mesmo que não queira participar do ataque no monstro ainda.
Ele pode optar por não fazer nada no turno dele e esperar chegar o seu turno novamente na próxima rodada.
Ele também pode "preparar uma ação". P.ex, ele pode preferir não se envolver a menos que o Ladino esteja em apuros. Talvez o monstro seja muito mais forte que ele, e ele não quer arriscar chamar a atenção do monstro a menos que seja necessário. O parceiro pode dizer: "se o ladino cair no chão, eu ataco".
Aproveito para falar de outro caso - e se o parceiro não estava lá, mas chegou depois e o combate já tinha começado? Aí o DM determina em que rodada ele vai entrar, e ele rola a iniciativa só dele. Digamos que o Ladino esteja agindo na iniciativa 20, e o monstro na 15. O parceiro chega na cena. Ele rola 17 de iniciativa e age entre o Ladino e o monstro (nessa e nas próximas rodadas).
Para referência, texto do livro sobre preparar uma ação:
PREPARAR
Algumas vezes você quer saltar sobre um adversário ou
quer esperar por uma circunstância particular antes de
agir. Para fazê-lo, você precisa usar a ação Preparar no
seu turno para que possa agir mais tarde naquela rodada
usando sua reação. Você tem até o início do seu próximo
turno para usar uma ação preparada.
Primeiro, você decide que circunstância perceptível
será o gatilho da sua reação. Então, você escolhe a ação
que irá realizar em resposta àquele gatilho ou escolhe
mover o seu deslocamento máximo em resposta ao
gatilho. Exemplos incluem "Se o cultista pisar sobre o
alçapão, eu vou puxar a alavanca que o abre", e "Se o
goblin se aproximar de mim, eu vou me afastar".
Quando o gatilho ocorre, você pode tanto realizar sua
reação logo depois do gatilho ou pode ignorá-lo. Lembre-se
que você pode realizar apenas uma reação por turno.
Quando você prepara uma magia, você conjura a
magia normalmente, mas segura a energia que será
liberada em sua reação quando o gatilho ocorrer. Para ser
preparada, uma magia deve ter o tempo para conjurar
magia igual a 1 ação, e segurar a energia de uma magia
exige concentração (explicado no capítulo 10). Se sua
concentração for quebrada, a magia se dissipa sem efeito.
Por exemplo, se você está concentrando a magia teia e
prepara a magia mísseis mágicos, sua magia teia
termina, e se você sofrer dano antes de conjurar mísseis
mágicos em sua reação, sua concentração pode ser
quebrada.
Porém, se o parceiro do Ladino declarar que não ataca, que vai esperar um pouco. Quando ele finalmente entrar no combate, rola-se a iniciativa só dele ou de todos novamente?
Mais do que claro! Muito Obrigado.
Vejamos. Primeiro você deve determinar surpresa. Tanto o ladino quanto seu parceiro rolam um teste de Esconder (a perícia). Isso vai ser comparado ou com a percepção passiva do monstro, ou com a percepção ativa (um teste de percepção) caso ele desconfie de algo e esteja ativamente procurando por inimigos.
Digamos que o ladino e o seu parceiro tenham conseguido se esconder com sucesso (ou seja, ambos rolaram mais alto do que a percepção do monstro), e o monstro agora está passando perto do ladino, e o ladino declare que deseja atacar (e o seu parceiro quer participar tb!). Se alguém quer machucar outro alguém, é hora de rolar iniciativa.
Antes de qualquer ataque acontecer, você rola iniciativa de todo mundo, do ladino, do parceiro e do monstro (que ainda não sabe do seu destino terrível, mas rola iniciativa mesmo assim).
O monstro está surpreso no seu primeiro turno, pq não percebeu os outros. Então até o fim do seu turno nessa primeira rodada (que pode acontecer antes do ladino/parceiro, se ele ganhar na iniciativa), ele não pode fazer nada, nem ação nem reação, e é considerado surpreso (para habilidades como o "assassinate" do rogue assassino).
O ladino e seu parceiro agem nas suas rolagens de iniciativa, normalmente. Talvez o parceiro seja mais rápido que o ladino, mas isso não vai importar muito - ambos terão a chance de mutilar o pobre monstro.
Lembre que o primeiro ataque de cada um terá vantagem, pq estavam escondidos! (Assim que vc ataca, você revela sua posição, mesmo que seja de longe e você erre o ataque).
Aí começa a segunda rodada. Nessa rodada vai todo mundo agir normalmente, na sua ordem de iniciativa.
Ficou claro?