Fala galera, estou mestrando em uma mesa de D&D 5ed. eu e os jogadores tivemos duvida a respeito da regra de HP quando se passa de nível, segundo o texto de cada classe (tomando o guerreiro como exemplo):
"Pontos de Vida nos Níveis Seguintes: 1d10 (ou 6) + seu modificador de Constituição por nível de guerreiro após o 1°"
São duas interpretações para a regra que surgiram na mesa:
1- Ao subir de nv vc soma 1d10 + seu modificador de con a cada nv na classe sem contar o 1º;
2- Ao subir de nv vc soma 1d10 + seu modificador de con para cada nv de classe sem contar o 1º;
Sei que é confuso mas como exemplo um guerreiro indo do nv 2 para o 3 com +2 de con:
1- 12 (HP inicial) + 1d10 +2 (subindo pro nv 2) + 1d10 +2 (subindo para o nv 3);
2- 12 (HP inicial) + 1d10+2 (subindo pro nv 2) + 2d10 +2 +2 (subindo para o nv3);
O que vcs acham do texto do livro ? eu não consegui uma explicação que atendesse corretamente todos os jogadores.
Como fazem em suas mesas ?
Agradeço a ajuda,
Gabriel
Vou acertar os ponteiros com o grupo, mas acho que ninguém aqui faz por mal, essa mesa tem muito "powerplayer" eles gostam principalmente de extrair o máximo de cada personagem o que acho bem legal, da pra explorar bastante todas as mecânicas do jogo sem medo de que ninguém ache ruim. Em resumo curto muito o povo que ta jogando comigo, e concordo com vc bro tem que levar a mesa com bastante responsabilidade pra que todos (incluído o mestre) tenham uma boa diversão. Afinal pra isso que jogamos RPG neh
Dá uma bronca neles. Isso é muito "advogado de regras", tentando achar brechas no jeito como as coisas estão escritas para obter vantagem. É uma atitude potencialmente tóxica que pode atrapalhar a diversão (sua, no mínimo, e talvez de outros jogadores que não compartilhem do mesmo sentimento). Não deixe isso rolar solto, especialmente no meio de uma sessão - ouça RAPIDAMENTE os argumentos (tipo 30 segundos ou menos) e aí decida algo que faça sentido para você, e diga que depois da sessão você vai investigar melhor.
Pode parecer inofensivo, mas acredite, é algo que potencialmente pode estragar completamente o bom andamento de uma mesa. Corte o mal pela raiz!
Valeu David, no meu entendimento é isso mesmo, acontece que alguns players tiveram essa outra interpretação, o que deixa confuso é o conceito de "por level" como do texto do livro
"Hit Points at Higher LeveIs: 1d10 (or 6) + your
Constitution modifier per fighter levei after 1st"
Ta mais pra uma ladinagem aqui na mesa msm pra deixar os personagens mais fortes kkkkkkk
1o nível - 12. 2o nível 12 + (1d10+2). Em cada nível subsequente de guerreiro, assumindo que a constituição permanece igual, o máximo aumenta em 1d10+2. Note que normalmente é melhor (e mais prático) usar a média arredondada para cima, como o livro sugere -> 6 no caso do d10, + modificador de con, claro. Então no seu exemplo de guerreiro com +2 de modificador de con, o 1o nível seria 12, segundo 20, terceiro 28, quarto 36, etc. É mais simples do que parece, acredite, não é uma progressão exponencial. :)
Dito isso, claro, na sua mesa vc faz como quiser. A regra oficial é essa. Isso não impede de vc usar outra se preferir.