Vamo lá, eu tava tendo uma discussão, com uns consagras meus, sobre itens mágicos e conjurações no D&D, o negócio é o seguinte, dentre alguns minutos de pesquisa no livro do mestre eu achei umas informações, eu vou colocá-las aqui, para uma contextualização melhor, começando por essa:
"Um item mágico, como um cajado, pode requerer que você use sua própria habilidade de conjuração quando você conjura uma magia do item. Se você possuir mais de uma habilidade de conjuração, você escolhe qual utilizar com o item." - Página 141 do Livro do Mestre.
Até aí tudo bem, como muitos já sabem, existe uma regra no D&D que fala algo sobre; Tudo está sobre as regras até que algo diga uma exceção, tendo isso em vista, eu fui dar uma olhada nos próprios itens mágicos do livro, para usá-los como parâmetros, segue o descritivo de alguns deles:
CAJADO DAS FLORESTAS: "Este cajado pode ser empunhado como um bordão mágico que concede +2 de bônus nas jogadas de ataque e dano feitas com ele. Enquanto estiver empunhando-o, você ganha +2 de bônus nas jogadas de ataque com magia." - Página 166 Livro do Mestre.
CAJADO DO ATAQUE: "Este cajado pode ser empunhado como um bordão mágico que concede +3 de bônus nas jogadas de ataque e dano feitas com ele." - Página 167 Livro do Mestre.
Como podem ver, existe uma diferença entre esses 2 cajados, um adiciona em ataques mágicos e o outro não, relembrando aquela regra, como existe ALGUNS cajados que falam sobre adicionar em ataques mágicos, quer dizer que os outros não adicionam em seus bônus de ataque.
ARMAS MÁGICAS: " Você tem um bônus nas jogadas de ataque e dano feitas com esta arma mágica. O bônus é determinado pela raridade da arma." - Página 155 do Livro do Mestre
Depois de todas essas informações, eis, então, minha indagação:
Um Cajado mágico +2, por exemplo, não muda nada na conjuração do nosso, amigo, mago? Isso quer dizer que esse adicional só iria ser acionado em ataques corpo-a-corpo, cujos, iriam causar 1d6+ Mod de Força+2 de dano? Sendo que esse mago poderia realizar, como truque, uma magia que causa 1d12 de dano, isso é justo na visão de vocês? Eu realmente quero saber, como não sou experiente com o sistema, eu não tenho noção das capacidades mágicas do D&D, esse negócio de magias não adicionarem Modificador de dano, ou mesmo armas mágicas não mudarem nada em ataques mágicos, é algo justo?
Foi mal o textão galera.
Obrigado, pela resposta, parceiro
Não tinha ideia da existencia desses itens, mais uma vez, obrigado, boa noite.
Cara, esses itens mágicos especificamente dão bonus em ataques e dano (de arma mesmo). O cajado do ataque, p.ex, poderia ser útil para um mago usando a Transformação de Tenser, ou para um guerreiro ou qq outra classe marcial - o cajado É uma arma afinal de contas, que nem uma espada.
O que você está buscando são FOCOS arcanos, druídicos, etc que dão bonus em ataques com magia, e alguns em dificuldade de testes de resistência tb, e eles existem, mas são descritos como FOCO+1, "Cajado do Arquimago", e coisas assim. Isso é diferente de "Armas Mágicas" como um CAJADO+1 que vão dar vantagens no seu uso marcial. Cada item mágico vai, é claro, ser mais benéfico para alguns personagens do que outros. Se não é útil para o mago, tudo bem, tem outros itens, uai.