Tenho uma dúvida sobre a seguinte situação:
Um personagem bruxo com a invocação mística visão diabólica pode agir livremente dentro
de uma área sobe afeito da magia escuridão, sem sofrer qualquer tipo de penalidade, como se
estivesse invisível. A questão é sobre entregar sua posição ao realizar um ataque, seja ele físico,
corpo a corpo, ou a distância usando magia, por exemplo rajada mística. A regra diz: "Se você está escondido, sem ser visto e ouvido, quando realiza um ataque, você revela sua localização, não importando se o ataque acertou ou não.", mas caso se mova dentro da área de escuridão DEPOIS
de realizar o ataque, ele permanece escondido, sem revelar sua posição ? É necessário realizar algum
teste para se "esconder" novamente ? Caso ele esteja voando possui alguma vantagem para se esconder e evitar ser percebido ?
Como utilizar essa magia escuridão de forma mais efetiva em combate e fora dele ?
Raony, eu escrevi uma vez um guia para um personagem similar, talvez ajude: Hexblade arqueiro. meio-elfo, começando com cha 17 e pegando Elven Accuracy no 4o pra arredondar o cha pra 18 e depois Sharpshooter. Usa Devil's Sight + Darkness para atirar do mais longe possível, com supervantagem (o que ajuda a acertar e ainda tem uma boa chance de crítico com o crítico aprimorado do hexblade cursE), dando dano imenso e ignorando cobertura, enquanto fica protegido pela sua bola preta de escuridão. Improved Pact Weapon para usar longbow, pacto da lâmina, claro, e thirsting blade no 5o.
No 8o nível vc já é um monstro. Depois do 1o turno para conjurar darkness+hexblade curse (caso não tenha tido oportunidade de fazer isso antes), vc dá duas flechadas que dão 1d8+18 - ou seja, 46 de dano em média, e isso sem contar com os frequentes críticos (45%) por causa da margem aprimorada do hexblade curse combinada com super-vantagem. Vc tem +3 para acertar, ok, mas rolando 3 (!) dados e escolhendo o melhor as chances são boas.
Por causa da grande chance de crítico, tb recomendo pegar a invocação Eldritch Smite e, quando conseguir crítico, torrar seu outro slot (além do que vc usou para darkness) para causar dano adicional insano.
Lá pra frente (recomendaria a partir do 9o nível) pode pegar um nível de fighter pra pegar o estilo de luta de arquearia e adicionar +2 no ataque, ou dois se quiser action surge (pq dar 46 de dano qd vc pode dar 92 né mesmo?).
E para corpo a corpo:
O melhor, na minha opinião para o hexblade de corpo a corpo com great weapon/elven accuracy é a multi com paladino da vingança (para pegar Vow of Emnity), até pq a chance de crítico com supervantagem e margem 19-20 é de uns 40%, e isso junto com Eldritch Smite/Divine Smite no mesmo golpe é absolutamente insano (mais ainda se for undead/fiend). De quebra vc ganha mais slots de magia de nível baixo pra Shield tb (que vc pega da lista do hex), se precisar se defender, e a aura do paladino é excelente para um personagem baseado em carisma, para vc e para qq amigo próximo. E se começar paladino ainda tem a opção de armadura pesada.
Eu acho q se o bruxo der o golpe, ele vai revelar sua localização. Mas se ele manter a concentração na magia e usar seu deslocamento para se afastar do alvo, ele vai sair da visão do inimigo dnv Tipo: Se ele tá no meio do ponto q ele escolheu pra colocar a escuridão, ele pode dar o golpe e depois se movimentar para outra parte escura do ""campo de escuridão"" ele continuará fora do campo de visão ao final do seu turno Espero q minha resposta te ajude :)