Se seu objetivo é economizar uma mão para magias, esquece. Vc precisa de uma mão LIVRE para segurar o símbolo (componente material) e fazer gestual (componente somático) de magias que tenham esses componentes, que pode ser a mesma mão se a magia tiver ambos.De resto, fica a critério do DM como responderam.
Vamos por partes, o símbolo sagrado do Clérigo e Paladino é o Foco Mágico dessas classes. Para você usa-lo você deve segura-lo, vesti-lo de maneira visível ou estar encravado no seu escudo. Isso é o que temos de regra pelo livro do jogador, na área de equipamentos.
Não existe uma mecânica especifica atrelada ao símbolo sagrada. Dessa forma não existe uma restrição do que ele pode ou não poderia ser, contanto que você o utilize da maneira descrita acima. Mas no final das contas depende um pouco do que o seu mestre vai dizer e permitir.
Posso dizer o que eu aceitaria como mestre, eu aceitaria qualquer símbolo sagrado que deve ser "segurado", ou seja enquanto você utiliza uma magia você deve ter aquela mão livre para fazer isso. Um dos meus jogadores é um clérigo e o Símbolo Sagrado dele é um anel com uma pedra brilhante azul, um item que pode ser visto pelos inimigos e pode ser desarmado de alguma forma. Eu permitiria uma tatuagem como Símbolo Sagrado desde que o jogador tivesse que ter sua mão livre para conjurar magia, isso influencia pouco o jogo e em casos muito específicos. Vou te dar algumas situações onde existiria uma diferença entre utilizar uma tatuagem e um símbolo que deveria ser segurado: Seu personagem esta subindo uma corda e quer conjurar uma magia, se ele não precisa de uma mão livre a conjuração é muito mais fácil. Caso seu personagem seja preso e seus captores querem impossibilitar você de usar magias, eles podem retirar seu simbolo sagrado por precaução, porém no caso de uma tatuagem eles arrancariam sua pele, ou seu braço ou perna. São situações narrativas é claro e nada tem a ver com as mecânicas.
Se seu objetivo é economizar uma mão para magias, esquece. Vc precisa de uma mão LIVRE para segurar o símbolo (componente material) e fazer gestual (componente somático) de magias que tenham esses componentes, que pode ser a mesma mão se a magia tiver ambos. De resto, fica a critério do DM como responderam.
Vamos por partes, o símbolo sagrado do Clérigo e Paladino é o Foco Mágico dessas classes. Para você usa-lo você deve segura-lo, vesti-lo de maneira visível ou estar encravado no seu escudo. Isso é o que temos de regra pelo livro do jogador, na área de equipamentos.
Não existe uma mecânica especifica atrelada ao símbolo sagrada. Dessa forma não existe uma restrição do que ele pode ou não poderia ser, contanto que você o utilize da maneira descrita acima. Mas no final das contas depende um pouco do que o seu mestre vai dizer e permitir.
Posso dizer o que eu aceitaria como mestre, eu aceitaria qualquer símbolo sagrado que deve ser "segurado", ou seja enquanto você utiliza uma magia você deve ter aquela mão livre para fazer isso. Um dos meus jogadores é um clérigo e o Símbolo Sagrado dele é um anel com uma pedra brilhante azul, um item que pode ser visto pelos inimigos e pode ser desarmado de alguma forma. Eu permitiria uma tatuagem como Símbolo Sagrado desde que o jogador tivesse que ter sua mão livre para conjurar magia, isso influencia pouco o jogo e em casos muito específicos. Vou te dar algumas situações onde existiria uma diferença entre utilizar uma tatuagem e um símbolo que deveria ser segurado: Seu personagem esta subindo uma corda e quer conjurar uma magia, se ele não precisa de uma mão livre a conjuração é muito mais fácil. Caso seu personagem seja preso e seus captores querem impossibilitar você de usar magias, eles podem retirar seu simbolo sagrado por precaução, porém no caso de uma tatuagem eles arrancariam sua pele, ou seu braço ou perna. São situações narrativas é claro e nada tem a ver com as mecânicas.