Eu jogo D&D. E exemplo um monstro sempre tem suas melhoras com armas, eles usam uma arma de exemplo 1 d8 mas seu dano é de 2d8.
Exemplo: um sahuagin Lança: Acerto: 4 (1d6 + 1) de dano perfurante, ou 5 (1d8 + 1) de dano perfurante se usada com as duas mãos para realizar ataques corpo-a-corpo
Segundo a tabela armas os tridentes dariam o mesmo dano que a lança, mas o ataque do barão sahuagin Tridente: Ataque Corpo-a-Corpo ou à Distância com Arma: +7 para atingir, alcance 1,5 m, distância 6/18 m, um alvo. Acerto: 11 (2d6 + 4) de dano perfurante, ou 13 (2d8 + 4) de dano perfurante se usada com as duas mãos para realizar ataques corpo-a-corpo.
Eu sei que esses são monstros, mas tenho dúvida se isso de algum jeito se aplica ao aventureiro(Jogador), ou sempre será dano de tridente e lança:
Tridente 5po 1d6 P 2k Arremesso (6/18), versátil (1d8).
Agradeço a atenção
Dano de monstro é dano de monstro. Os ataques que eles fazem são só para os monstros - o dano das armas que os jogadores usam estão no livro do jogador e eu não recomendo mexer. Não é por usar o tridente que o barão sahuagin dá mais dano, é pq ele é mais habilidoso com a sua arma, mais experiente - seria o equivalente pra monstro de ter "níveis de classe", entende? Esse 2d8 representa isso. Agora, claro que jogadores tb precisam aumentar o dano que causam - isso acontece através da evolução dos personagens. P.ex, um guerreiro no 5o nível faz dois ataques ao invés de um quando escolhe a ação atacar, um mago usando um truque no 5o nível causa mais dano tb, e por aí vai. Outro aspecto é armas mágicas, que tb podem aumentar o dano dos jogadores - mas recomendo cautela aí - se começar a introduzir armas muito poderosas muito cedo, você pode desequilibrar o jogo.
Obrigado cara, vc me ajudou muito, Vc explica mt bem, entendi com clareza, obrigado mesmo.