Sempre tive essa dúvida mas não sabia onde perguntar. Existe alguma classe que permite ser espadachim? Se todas as classes permitir podem ser usadas para isso, qual é a melhor e mais recomendado?
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É possível fazer um espadachim no d&d
É possível fazer um espadachim no d&d
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Existe uma subclasse de Ladino ''espadachim'' que está no livro ''Guia de Xanathar para Todas as Coisas'' na página 45.
No mesmo livro é possível encontrar a subclasse de guerreiro ''Samurai'' na página 41.
O monge da subclasse Kensei pode te auxiliar a chegar algo parecido ao conceito do ''espadachim'' se aproveitando da habilidade do monge kensei para usar a sua destreza em uma espada longa e ainda ao conceito do monge que eu particularmente acho muito legal, podendo se relacionar ao um espadachim que luta como uma dança. O monge Kensei pode ser encontrado no livro do Xanathar também na página 51.
Em relação ao qual é melhor, vai variar do que você quer pro seu personagem. Algo mais relacionado à força ou destreza, mas irei destacar alguns pontos fortes de cada um:
O ponto forte do guerreiro samurai é de você, se estiver no lv15 quando pega a habilidade ''golpe rápido'', poder dar 4 ataques em um turno quando você renuncia sua vantagem em um ataque, podendo combar com a habilidade do próprio samurai chamada ''Espírito Guerreiro'' que em uma ação bônus lhe da vantagem em uma jogada de ataque e vida temporária, e no lv20 de guerreiro, 5 ataques com essa habilidade.
O ponto forte do Ladino espadachim seria que ele atacar um inimigo e sair de sua área sem ser atingido por ataque de oportunidade com a habilidade ''passo elegante'' e combinando com sua habilidade ''audácia devassa'' que lhe da regras adicionais ao seu ataque furtivo, pode lhe dar uma ótima posição em batalha combinada com o grande dano que o ladino normalmente da, além de no lv17 a habilidade 'mestre duelista'' te permite atacar novamente com vantagem caso você erre um ataque, mas uma vez por descanso longo.
O ponto forte do Monge Kensei seria ele poder usar armas marciais como arma de monge, mas isso dentro de algumas limitações na qual são explicadas dentro da subclasse, como não ser arma de categoria pesada e especial e você deve escolher qual arma marcial, não podendo ser todas. Com essa possibilidade, você pode adquirir muito mais dano do que um monge comum pode dar por conta da habilidade do kensei chamada ''golpe habilidoso'' que lhe permite, além do dano normal da arma de monge, dar um dano extra igual ao dano da habilidade ''Arte Marcial'' do monge e uma habilidade muito interessante é a do lv17 que lhe permite atacar novamente se você errar um ataque, isso uma vez por turno. O único lado ruim desse monge é a habilidade ''Aguçar a Lâmina'' que lhe permite dar bônus de acerto e dano entre +1 a +3 dependendo de quanto ki tu vai gastar, mas isso apenas funciona com armas não-mágicas, então se você tiver uma arma mágica, essa habilidade não lhe é útil. Agora, se cominar com uma multiclasse, principalmente com o famoso 3lvl de guerreiro, essa subclasse pode ter um brilho ainda maior.
Essas são algumas opções que mais vejo semelhante ao conceito espadachim na qual comumente é referido. Todas são fortes e possui seus altos e baixos, dependendo apenas do conceito que tu quer pra seu personagem e pra campanha.
Qualquer erro meu de interpretação das habilidades como ser corrigido, as páginas das subclasses estão no comentário para ver, então sinta-se livre em corrigir, etc.
Espero ter ajudado.
Defina "espadachim". Se for simplesmente "um personagem adepto no uso da espada" tem muitas e muitas possibilidade. A "melhor" varia muito - depende de gosto, da composição do grupo, da campanha, do tipo de inimigo, etc, etc. Minha recomendação, se vc é novo no sistema, é fazer um guerreiro. É o modo mais simples e direto, aí vc vai aprendendo antes de tentar algo mais complicado (como o "bladesinger", p.ex, um arquétipo de mago).