Tenho algumas dúvidas sobre agarrão.
Depois que eu agarro um inimigo eu ainda posso atacá-lo com a outra mão? Caso eu possa atacá-lo, com que tipo de arma eu posso fazer isso?
Caso eu tenha agarrado um inimigo eu posso também derrubá-lo no chão enquanto estou agarrando-o? Nesse caso eu também estarei derrubado no chão junto com ele? Ou eu estarei apenas mantendo ele no chão?
Para sair do Agarram usa-se a Força ou a Destreza? Pq para mim não faz sentido ser Força pela condição de Agarrado dá a condição de Desvantagem em Destreza
Ok. MUITO obrigado, David.
Não. O oponente agarrado pode te atacar com as duas mãos/patas/garras normalmente. E o ataque é normal (a menos que esteja derrubado tb, aí ele ataca com desvantagem).
Surgiu uma outra dúvida. Se o oponente que está agarrado quiser me atacar, ele também precisa usar apenas armas de uma mão mesmo que não esteja tentando me agarrar de volta? (como se não quisesse usar uma das mão pra me agarrar de volta)
*sorriso maligno* >:) Valeu pela explicação David.
Ok, vamos por partes.
Sim, vc pode atacar ele com sua outra mão. Agarrar e manter um agarrão exige uma das suas mãos. A outra pode segurar uma arma e atacar.
Precisaria ser uma arma que vc segura com uma mão - ou seja, uma arma de uma mão - não pode ser um machado de duas mãos, ou uma greatsword, ou qq coisa dessas.
Note que o ataque é feito normalmente, vc não tem vantagem nem desvantagem por atacar enquanto está agarrando ou agarrado.
Sim, vc pode derrubar um inimigo agarrado. Derrubar um inimigo no chão exigirá OUTRA rolagem contestada - vc usando atletismo, o defensor usando atletismo ou acrobacia. Se vc ganhar, o inimigo estará derrubado (prone) E agarrado (grappled).
Vc continua de pé, vc não cai junto com a criatura.
Essa é uma estratégia bem interessante, explico pq: uma criatura derrubada tem desvantagem em ataques, e ataques em corpo a corpo contra ela tem vantagem (ataques de longe tem desvantagem). Para se levantar, a criatura precisaria usar metade do movimento, MAS a condição agarrado (grappled) reduz seu movimento a zero. Isso significa que não pode se levantar até sair do agarrão.
Note que agarrar / derrubar substituem um dos seus ataques (cada um) caso tenha múltiplos ataques no turno.