Olá pessoal, sou iniciante em D&D e tenho duas dúvidas, por enquanto.
1º. Quando estiver disponível uma ação bônus eu posso realizá-la antes da minha ação?
2º. Pra conjurar a magia SONO eu preciso atingir a CA do meu oponente? Na descrição não pede nenhum teste de resistência.
1 - Sim, vc pode dividir e organizar seu turno da forma que preferir, é bem flexível. Vou dar um exemplo: digamos que seja um guerreiro nível 5, que tem ataque extra (quando usa a ação atacar, tem dois ataques) e com "recuperar o fôlego", que usa ação bonus, e 30 ft de movimento. Ele poderia: andar 15 ft até um inimigo, declarar ação atacar, fazer um ataque corpo a corpo contra o inimigo. Aí ele poderia usar o "second wind" da ação bonus, aí usar os outros 15 ft de movimento até outro inimigo, e fazer seu segundo ataque. Só note que existem exceções (casos em que a ação bonus DEPENDE da ação ser feita primeiro), por exemplo: quando o clérigo da guerra usa a ação atacar, ele pode fazer um ataque adicional na ação bonus algumas vezes por descanso longo. 2 - Tipos de Magia
Magias têm 3 tipos básicos, a descrição de cada uma vai te dizer qual se encaixa:
1 - Funciona automaticamente, ou com certas condições. Conjurou, aconteceu.
Um exemplo é o truque Luz. Não existe teste - você gastou uma ação para fazer a magia, a luz está lá.
É claro que isso não funciona em caso de áreas antimagia, pode ser anulada por contramágica, essas coisas, mas isso vale para qualquer magia.
2 - O conjurador rola um spell attack - rola d20 e soma seu spell attack bonus (modificador do atributo de conjuração+proficiência) para acertar a CA do alvo.
Acertou (total igual ou maior), rola o dano.
O truque Firebolt é um exemplo desse tipo de magia.
Note que, como qualquer outro ataque, um 20 no dado é um crítico - acerta automaticamente e dobra todos os dados de dano.
3 - Ela é resistida pelo(s) alvo(s) com um saving throw.
O DC de magia, o número que precisa ser conseguido no save do alvo, é 8+mod do atributo de conjuração+proficiência do conjurador, e o atributo usado no save é definido pela magia.
Exemplo: Fireball é resistida por um saving throw de dex dos alvos na área de efeito. Se o mago que conjurou a bola de fogo está no nível 5 e tem inteligência 16, a dificuldade desse save é 14 (8+3+3).
Em boa parte dos casos, o alvo passar no save (rolar total igual ou maior) significa que toma metade do dano - a magia vai dizer. No caso de Sono, o que acontece é que vc rola os dados pra ver o quanto de hp inimigo (atual) vc afeta. Tem duas magias que funcionam de forma similar. Sono (Sleep) e Leque Cromático (Color Spray). Cada uma rola um número de dados (5d10 e 6d10, respectivamente) para ver quem é afetado - o efeito sendo deixar inconsciente (não morto) no caso de Sono, e deixar cego por um turno no caso de Leque Cromático. Digamos que tem 3 criaturas na área de efeito. Uma com 5 hp (hit points - pontos de vida), outra com 9 hp, outra com 13 hp, considerando pontos de vida atuais, não máximos. Você rola 5d10 e sai um total de 20. Vc é meio azarado que nem eu, nesse exemplo :) Vc começa sempre pelo menor hp. A criatura de 5 hp então cai no sono (gastou 5 do total de 20). A criatura de 9 tb cai no sono (gastou 14 do total de 20). Sobrou 6 no total dos dados, mas a terceira criatura tem 13, e não é afetada. Entendeu?
Ps: Note que se você ou um dos seus amigos tiver na área de efeito (um raio de 20 ft ou quatro quadrados de grid, no caso de Sono) eles também podem ser afetados, dependendo do seu hp atual.