Escolhi a escola arcana de conjuração para meu mago que estou criando, ainda me encontro no quarto e quanto mais vejo a história corrento mais sinto que essa escola não está me ajudando tanto quanto gostaria.
É possível um mago largar uma escola arcana e decidir focar em outra ?
Não existe como trocar ou pegar outro arquétipo depois que vc já escolheu, pelas regras, mas é como o Tchelo disse: tem que conversar com o DM e negociar isso. O ideal é colocar essa mudança de escola DENTRO da narrativa - achar alguém que te ensine a nova tradição, ter todo um processo pra mudar (talvez uns sonhos, uma quest, algum objeto mágico p.ex, etc). Acho bom evitar o modo "videogame" - vc simplesmente volta pra tela de seleção, carrega um save game, e escolhe outra coisa do nada, e de repente tá lá o personagem com outros poderes. Eu acho que isso fere um pouco a ambientação do jogo, mas tem mesa que vai ser mais de boa com isso. Um alerta que faço é o perigo do FOMO (fear of missing out), que é a ansiedade de sempre achar que tem um personagem melhor virando a esquina. Se isso for constante, se vc tiver sempre com vontade de trocar, mudar, sempre buscando algo que nunca encontra, aí isso pode virar um problema pra mesa - Já vi alguns jogadores assim (já FUI um deles tb). Lembre que vc nunca consegue fazer TUDO na mesa, resolver todos os desafios, ser o melhor em todos os momentos. Aprenda o que o seu personagem faz melhor, curta isso, e deixe os outros personagens serem bons em outras coisas. E aprenda a se divertir com as falhas e defeitos, os momentos em que o personagem não está bem adaptado. Pode render bons momentos de interpretação e risadas. EM RESUMO: sim, fale com seu DM, troque e seja feliz, mas tente fazer isso de um modo suave dentro da história e evite o máximo que pode repetir isso. É algo que é para ser excepcional.
Não encontrei regras no livro sobre isso. Talvez o @David Lehmann saiba te dizer. Mas, acredito que é o tipo de coisa que é preciso conversar com o mestre. Um mestre razoável vai permitir uma troca, principalmente se isso estiver atrapalhando sua diversão. Mas, também cabe ao mestre limitar de alguma forma a quantidade de vezes que um jogador pode fazer uma troca dessa magnitude, afinal de contas, ele também está investido na história do seu personagem e uma mudança brusca pode bagunçar a visão dele de como a história está andando. Espero ter ajudado e espero que seu DM permita a troca sem você ter que criar um personagem novo para isso.
Abs