Pessoal tenho 2 dúvidas decorrentes da última sessão que mestrei:
1ª: durante um combate o guerreiro do grupo queria concentrar seus ataques em um dos joelhos de um esqueleto de minotauro na tentativa de decepar a perna, para dar andamento a sessão decidimos que se ele causasse metade dos PVs do monstro como dano no joelho ele deceparia a perna do monstro, mas depois pensei bem e acho que ficou muito fácil, em todos os combates alguém tentaria decepar algo kkk. Não encontrei nada a respeito nos livros básicos.
2ª: na mesma sessão um monstro tirou um 20 no truque "toque arrepiante" que exige um ataque à distância com magia, eu entendi como um crítico já que um acerto foi lançado, logo descrevi que uma mão esquelética surgiu na frente do pdj e fechou seus dedos em sua face e ele sentiu um toque gélido (é claro que fora da descrição eu tive que zuar: uma mão vai na cabeça! uma mão vai na cabeça! o movimento é sexy! o movimento é sexy! kkkkk), rolei o dano como um crítico, mas a minha dúvida é se agi correto e este tipo de crítico realmente existe.
Desde já agradeço!
Obrigado parceiro!
1- Não existe regra oficial para ataques mirados na 5a edição. A que eu uso na minha mesa é desvantagem no ataque, e aí dou um pequeno efeito temporário dependendo da área (se for esse o objetivo), ou decido uma parte do HP necessária para destruir/inutilizar/cortar a parte da criatura (se for esse o objetivo). Então primeiro que apenas ataques (com magia ou arma) podem ser mirados - nada de mísseis mágicos ou bolas de fogo, p.ex, pq fica fácil demais. Quanto ao efeito, vou dar um exemplo - mirado nos olhos pode dar desvantagem no próximo ataque da criatura, mirado nas pernas pode reduzir a velocidade dela à metade por um turno. Pense em efeitos pequenos e temporários, pq senão toda batalha vira uma série de pancadas na cabeça, tanto de monstro quanto de PCs. Quanto a partes de monstro - para inutilizar a asa de um dragão p.ex, seria necessário causar, digamos, 1/3 do HP total de dano nelas para impedir que voasse.
Esse artigo pode dar mais ideias (foi de onde tirei a desvantagem) - http://theangrygm.com/dungeons-and-dragons-and-dismemberment/
2 - Sim, magias que tem rolagem de ataque podem ser críticos no caso de um 20 natural no dado. Isso dobra todos os dados de dano, como em outros ataques. Você agiu corretamente. Note que magias como bola de fogo não podem ser críticos, pq usam teste de resistência (e não existe falha crítica em teste de resistência, mesmo que tome 1, é só o dano normal da magia).