Sou novato ainda em RPG, aprendi, joguei muito pouco e pela última vez com regras da terceira edição, agora estou retomando o aprendizado já na 5e, minha dúvida é sobre o bônus de proficiência: pelo que entendi ele substituiu o antigo BAB da 3e, porém minha dúvida é quanto à progressão do bônus, como calcular a evolução conforme os personagens sobem de level? Principalmente, como faz para calcular quando os personagens conseguem mais de um ataque por turno? (Se é que isso ainda existe).
Lembro que na 3e cheguei a planejar um ladino que teria uns 5 ataques por turno se estivesse sob o efeito da magia haste.
Obrigado desde já.
Ficou bem mais simples mesmo então. Muito obrigado pela disponibilidade e resposta.
Interessante, estou vendo as regras básicas aqui, simplificaram bastante quanto aos ataques. Ainda fiquei em dúvida quanto ao ataque extra, no caso do antigo BAB os bônus para os ataques múltiplos consecutivos iam diminuindo, por exemplo: +4/+3, sendo +4 no primeiro ataque e +3 no segundo ataque, agora pelo que estou vendo, num caso hipotético de um Guerreiro level 5 o bônus de proficiência se aplicaria +3 (de acordo com a tabela) nos dois ataques, é isso?
Não precisa de matemática, tudo isso está no livro do jogador, Izaque. Na descrição de cada classe tem uma tabela que mostra a evolução do bonus de proficiência (que é pelo nível de personagem e é a mesma pra todos) e tb fala quando você ganha habilidades como "ataque extra" (5o nível de guerreiro, p.ex). Existe uma versão das regras básicas de distribuição gratuita que vc pode ir estudando enquanto não tiver acesso ao livro tb - aqui tem p.ex - https://www.rederpg.com.br/2015/09/11/dd-5a-edicao-regras-basicas-com-as-fichas-traduzidas-e-atualizadas/