Exemplo: " Quero preparar uma ação, se eu ver alguma criatura hostil, quero soltar um raio de fogo nele"
Esse jogador pode lançar o raio de fogo antes do inimigo (mesmo que o inimigo role uma iniciativa maior que a do jogador) e ele ainda tem uma ação no turno dele?
Resposta curta: "não". Resposta longa: Sempre que existe qualquer intenção de hostilidade TODO MUNDO ROLA INICIATIVA - não importa se a criatura nem SABE que vai ter um combate, ela rola mesmo assim. Preparar é uma ação, vc faz ela no SEU TURNO, e quando o gatilho acontecer (no turno de outra criatura) vc usa sua reação e executa a ação preparada. Note que a ação preparada acontece DEPOIS do gatilho (então se o gatilho é "qd o inimigo atacar", ele vai atacar primeiro). Preparar NÃO é um jeito de contornar o sistema de iniciativa - o melhor que vc pode fazer é tentar deixar o inimigo "surpreso" (ver Esconder e Surpresa no capítulo de habilidades), e mesmo assim ele continua rolando iniciativa normalmente, só não age nem reage até o final do seu 1o turno. Leituras recomendadas: ação Preparar do Livro do Jogador (e recomendo dar uma lida no capítulo todo): PREPARAR
Algumas vezes você quer saltar sobre um adversário ou
quer esperar por uma circunstância particular antes de
agir. Para fazê-lo, você precisa usar a ação Preparar no
seu turno para que possa agir mais tarde naquela rodada
usando sua reação. Você tem até o início do seu próximo
turno para usar uma ação preparada.
Primeiro, você decide que circunstância perceptível
será o gatilho da sua reação. Então, você escolhe a ação
que irá realizar em resposta àquele gatilho ou escolhe
mover o seu deslocamento máximo em resposta ao
gatilho. Exemplos incluem "Se o cultista pisar sobre o
alçapão, eu vou puxar a alavanca que o abre", e "Se o
goblin se aproximar de mim, eu vou me afastar".
Quando o gatilho ocorre, você pode tanto realizar sua
reação logo depois do gatilho ou pode ignorá-lo. Lembre-se
que você pode realizar apenas uma reação por turno.
Quando você prepara uma magia, você conjura a
magia normalmente, mas segura a energia que será
liberada em sua reação quando o gatilho ocorrer. Para ser
preparada, uma magia deve ter o tempo para conjurar
magia igual a 1 ação, e segurar a energia de uma magia
exige concentração (explicado no capítulo 10). Se sua
concentração for quebrada, a magia se dissipa sem efeito.
Por exemplo, se você está concentrando a magia teia e
prepara a magia mísseis mágicos, sua magia teia
termina, e se você sofrer dano antes de conjurar mísseis
mágicos em sua reação, sua concentração pode ser
quebrada. Quanto à estrutura de um turno
Durante uma rodada (6 segundos), que inclui o turno de cada criatura envolvida no combate, cada personagem tem, no seu turno, movimento, ação (que pode ser usada para atacar, p.ex) e, se tiver alguma habilidade/magia que possa ser usada em ação bonus, uma ação bonus. A fúria do bárbaro é um exemplo de habilidade que usa essa ação bonus, a ação ardilosa do ladino é outro exemplo. Existe também a reação, que acontece depois de um gatilho, e pode ocorrer durante o turno do próprio personagem ou durante o turno de outras criaturas. O ataque de oportunidade quando alguém sai da sua área de ameaça é um exemplo de uso da reação. Caso seja usada, a reação é recuperada no início do turno da criatura.