Gostaria de tirar 2 dúvidas.
Dragão verde adulto ele faz 3 ataques do multi ataque, e ele pode claro se rolar o D6 e sair 5 ou 6 ele pode fazer o outro ataque de sopro de dragão, somando então 4 ataques e não 3 ataques? Isso no mesmo turno dele, ou não?
E a segunda pergunta seria como eu tenho 3 ações lendárias eu poderia fazer os meus 3 ataques, e depois no final do turno de um próximo jogador fazer outro ataque e no final também de um outro jogador fazer outro ataque somando em 1 roda 5 ataques? Já que posso recuperar minhas 3 ações lendárias no inicio da próxima rodada do dragão?
Aqui está a descrição do status de ataque do dragão:
Ataques Múltiplos. O dragão pode usar sua Presença Aterradora, ele pode então, realizar três ataques: um com sua mordida e dois com suas garras.
Mordida. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +11 para atingir, alcance 3 m, um alvo. Acerto: 17 (2d10 + 6) de dano perfurante mais 7 (2d6) de dano de veneno.
Garra. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +11 para atingir, alcance 1,5 m, um alvo. Acerto: 13 (2d6 + 6) de dano cortante.
Cauda. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +11 para atingir, alcance 4,5 m, um alvo. Acerto: 15 (2d8 + 6) de dano de concussão.
AÇÕES LENDÁRIAS
O dragão pode realizar 3 ações lendárias, escolhidas dentre as opções abaixo. Apenas uma ação lendária pode ser usada por vez e apenas no final do turno de outra criatura. O dragão recupera as ações lendárias gastas no começo do turno dele.
Detectar. O dragão realiza um teste de Sabedoria (Percepção). Ataque com Cauda.
O dragão realiza um ataque de cauda.
Ataque com Asas (Custa 2 Ações). O dragão bate suas asas. Cada criatura a até 3 metros do dragão deve ser bem sucedida num teste de resistência de Destreza CD 19 ou sofrerá 13 (2d6 + 6) de dano de concussão e cairá no chão. Após bater suas asas, o dragão pode voar até metade do seu deslocamento de voo.
Perfeita a explicação David Lehmann me esclareceu a dúvida que tinha sobre as ações lendárias
Vamos lá, primeiro para as opções de ações durante o turno do dragão. Ele pode soltar o bafo OU fazer o multiataque com mordida+2 patadas. Note que ele sempre COMEÇA com o bafo carregado e tem essa opção - como costuma ser o ataque mais forte, se puder pegar múltiplos inimigos essa provavelmente é a melhor escolha para o 1o turno. No início dos turnos subsequentes depois de usar o bafo, vc rola o tal d6, se sair 5 ou 6, está carregado e pode ser usado. Em geral será mais vantajoso usar o bafo, mas nem sempre, cabe ao DM julgar isso. Agora em relação às ações lendárias. Ele pode fazer uma ação lendária no final do turno de cada outra criatura em combate (seja aliada OU inimiga, mas não no final do próprio turno). Ele tem 3 pontos, e um ataque com cauda custa 1. Ou seja, em uma rodada ele pode fazer até 6 ataques, parecido com o que vc descreveu. Note que ele não pode se mover para fazer esse ataque da ação lendária, então se o inimigo estiver longe, não vai funcionar (embora ele possa, p.ex, primeiro fazer um ataque com asas para se deslocar para perto de um inimigo, e aí em outra ação lendária fazer um ataque com rabo).