Vamos lá pessoal, estava lendo a nova subclasse de Clérigo (Twilight - Penumbra ou Crepúsculo) do livro Tasha's Cauldron of Everything e a habilidade Twilight Sanctuary - Santuário do Crepúsculo, me chamou atenção por ter uma peculiaridade que eu não havia visto antes, segue:
"Channel Divinity: Twilight SanctuaryTCE p34
2nd-level Twilight Domain feature
You can use your Channel Divinity to refresh your allies with soothing twilight.
As an action, you present your holy symbol, and a sphere of twilight emanates from you. The sphere is centered on you, has a 30-foot radius, and is filled with dim light. The sphere moves with you, and it lasts for 1 minute or until you are incapacitated or die. Whenever a creature (including you) ends its turn in the sphere, you can grant that creature one of these benefits:
You grant it temporary hit points equal to 1d6 plus your cleric level.
You end one effect on it causing it to be charmed or frightened."
"Canalizar Divindade: Santário do Crepúsculo
Característica de segundo nível do domínio do crepúsculo
Você pode usar seu canalizar divindade para acalmar seus aliados com um suave crepúsculo.
Como uma ação, você apresenta seu símbolo sagrado, e uma esfera de penumbra emana a partir de você. A esfera é centrada em você, possui um raio de 30 pés (9 metros) e é preenchida com penumbra(meia-luz) e dura por 1 minuto ou até você estar incapacitado ou morrer. Sempre que uma criatura (incluindo você) termina o seu turno na esfera, você pode garantir à criatura um dos seguintes benefícios:
-Você concede a essa criatura 1d6 + seu nível de clérigo em pontos de vida temporários
-Você termina um efeito que esteja causando medo ou enfeitiçando uma criatura."
Minha dúvida fica apenas na parte da habilidade que diz "preenchida com penumbra", essa habilidade quando utilizada durante o dia ou em um ambiente naturalmente iluminado (fontes não mágicas, como fogueiras, tochas, lamparinas) obsucureceria a luz tornando a área em penumbra ou seria essa penumbra extinguida pelas fontes naturais de luz?
Tendo em vista que o canalizar divindade tem origens mágicas portanto se trata, em teoria, de uma "penumbra mágica", assim como a magia Escuridão é "escuridão mágica" e a magia Luz do Dia é "luz mágica".
David,
Como esse conceito de "preencher com penumbra" é algo que u não tinha visto antes, me gerou a dúvida. Diferentemente de magias e outros objetos que "emitem" luz, o Santuário preenche a área com penumbra, assim como a magia Escuridão, preenche um espaço com escuridão.
A própria expressão "preencher com escuridão" é um pouco errada uma vez que escuridão não é "uma coisa" mas sim a falta de outra (luz no caso).
Vou usar como analogia algo um pouco mais "real" para tentar explicar o meu entendimento da habilidade:
Se você tiver um quarto com janelas para o exterior, e no centro desse quarto, uma lâmpada. A lâmpada é regulavel, assim como as janelas possuem persianas reguláveis. Neste quarto, há um sensor de luminosidade e um sistema controla a intensidade da lâmpada e a abertura das janelas baseado nas configurações de luminosidade definidas pelo usuário. Conforme a luz do exterior fica mais intensa, as persianas são fechadas, e caso não haja luz externa, a lâmpada interna é ativada, mantendo a luminosidade interna do quarto sempre a mesma.
Eu acredito que a habilidade possa criar luz em um ambiente totalmente escuro, assim como filtrar a luz de um ambiente totalmente iluminado. A habilidade diz que "Acalmar seus aliados com uma suave penumbra". Seja acalmar do medo da escuridão quanto da luz ofuscante do dia.
Yaemon, a habilidade cria luz. Se estiver escuro, vira penumbra, se estiver iluminado, continua iluminado. A habilidade NÃO diz que suprime qualquer fonte de luz existente, mágica ou não mágica - compare, p.ex, com a descrição da magia escuridão. Note que, mesmo que haja fontes de luz que tornem o ambiente totalmente iluminado, isso não impede que a habilidade funcione (no sentido de conceder hp temporário ou terminar efeito de medo/enfeitiçado).