Esse método de rolar dado acho que já deu! Os criadores Poderiam ter mudado isso, ou flexibilizar mais.
Pathfinder 2e veio com um modelo inovador sensacional acho que vale adaptar para d&d 5e outra boa sugestão no meu ponto de vista seria flexibilizar o modelo padrão 15,14,13,12,10,8 deixando subtrair 1 de um desses números para adicionar a outro exemplo diminuir o 13 pra 12 e aumentar o 14 para 15! Podendo ainda dentro flexibilizar mas tipo podendo tirar apenas 1 de um dos números e 1 de outro, etc..
Eu costumo distribuir 72 pontos entre os 6 atributos, o que dá uma média de 12 pontos por atributo. Mas tem que respeitar um máximo de 18 e um mínimo de 3 por atributo antes dos modificadores de raça, etc.
Rolando no dado acho que corre o risco de ficar injusto com quem tiver menos sorte.
Um por dados (aleatório): O jogador gera os seis valores de atributo do personagem aleatoriamente. Ele rola quatro dados de 6 faces e anota a soma dos três resultados mais altos. O jogador deve repetir este processo mais cinco vezes, de modo que tenha seis números.
Outro fixo: 15, 14, 13, 12, 10, 8.
Finalmente, tem a distribuição por pontos, uma tabela no início do livro mostra os custos e quantidade de pontos que você tem.
Pessoalmente, sempre prefiro a distribuição por pontos, pq dá liberdade aos jogadores de personalizar seu personagem ao mesmo tempo em que mantém todos em pé de igualdade.
Você pode, é claro, ajustar como quiser na sua mesa, independente do método - alterando a distribuição fixa, rolando em ordem, rolando mais dados/menos dados, alterando a quantidade de pontos, etc etc.
Não acho que a distribuição que vc sugeriu seja ruim, mas ela evita atributos mais fracos (abaixo de 10). Acho interessante que os personagens tenham fraquezas e defeitos, dá mais personalidade.
Esse método de rolar dado acho que já deu! Os criadores Poderiam ter mudado isso, ou flexibilizar mais.
Pathfinder 2e veio com um modelo inovador sensacional acho que vale adaptar para d&d 5e outra boa sugestão no meu ponto de vista seria flexibilizar o modelo padrão 15,14,13,12,10,8 deixando subtrair 1 de um desses números para adicionar a outro exemplo diminuir o 13 pra 12 e aumentar o 14 para 15! Podendo ainda dentro flexibilizar mas tipo podendo tirar apenas 1 de um dos números e 1 de outro, etc..
Eu costumo distribuir 72 pontos entre os 6 atributos, o que dá uma média de 12 pontos por atributo. Mas tem que respeitar um máximo de 18 e um mínimo de 3 por atributo antes dos modificadores de raça, etc.
Rolando no dado acho que corre o risco de ficar injusto com quem tiver menos sorte.
Obrigado
Tem vários métodos. O livro sugere três:
Um por dados (aleatório): O jogador gera os seis valores de atributo do personagem aleatoriamente. Ele rola quatro dados de 6 faces e anota a soma dos três resultados mais altos. O jogador deve repetir este processo mais cinco vezes, de modo que tenha seis números.
Outro fixo: 15, 14, 13, 12, 10, 8.
Finalmente, tem a distribuição por pontos, uma tabela no início do livro mostra os custos e quantidade de pontos que você tem.
Pessoalmente, sempre prefiro a distribuição por pontos, pq dá liberdade aos jogadores de personalizar seu personagem ao mesmo tempo em que mantém todos em pé de igualdade.
Você pode, é claro, ajustar como quiser na sua mesa, independente do método - alterando a distribuição fixa, rolando em ordem, rolando mais dados/menos dados, alterando a quantidade de pontos, etc etc.
Não acho que a distribuição que vc sugeriu seja ruim, mas ela evita atributos mais fracos (abaixo de 10). Acho interessante que os personagens tenham fraquezas e defeitos, dá mais personalidade.