Boa tarde, amigos
A minha dúvida é simples porém não vi em nenhum local que procurei e se refere a Dano por Fogo.
Por exemplo: Um personagem cai dentro de uma fogueira; o grupo está dentro de uma casa em chamas ou mesmo o personagem usa uma tocha para queimar um animal hostil. Então surge a duvida, acredito que dependendo do tamanho da fonte mais dano ela venha a causar (uma casa em chamas causaria mais dano do que queimar a mão numa tocha, por exemplo), quanto que seria esse dano?
Eu olhei no livro e na internet e não vi nada relacionado e a dúvida surgiu pelo fato de algumas magias com a "palavra-chave: fogo" ter na descrição algo como "Um objeto inflamável acertado por esta magia se incendeia caso não esteja sendo usado ou carregado", e acredito que magias de fogo mais avançadas possam vir a queimar roupas e objetos que possam estar sendo carregados pelos personagens. Nesse caso, além do ali de cima, quanto de dano os personagens tomariam até apagarem as chamas em seus corpos?
Bom, é isso! Desde já, agradeço!
Perfeito! Eu pensei que havia regras específicas para isso em algum lugar onde eu não tinha achado mas pelo jeito tem que ser no improviso. Dessa forma que vc falou ficou show! Obrigado, David!
Você pode pegar referências de magias (criar fogueira, p.ex) ou objetos como o frasco de óleo, mas no fim o DM vai ter que decidir por conta própria, os livros oferecem pouca ajuda (por exemplo, existe o dano por magma no guia do mestre, tanto encostar quanto ser submerso em). Minhas recomendações: dentro de uma fogueira, uma que ocupe tipo um quadrado de grid só - 2d4 por turno (mesmo dano do frasco de óleo). Dentro de uma casa em chamas - 2d10 por turno (mesmo dano de um fosso de fogo, uma armadilha mencionada no guia do mestre). Tocha - 1d4 de dano (mesmo dano de uma arma improvisada). Dependendo da situação, pode ser válido oferecer um teste de resistência (destreza, normalmente) para reduzir o dano.