Na minha mesa rolou um discussão sobre como funciona o dado causado por criaturas que causam dano na vida máximo.
No caso da aparição.
Ela causa 21 de dano necrótico na vida normal e se o pj falhar na salvaguarda recebe +21 de dano na vida máxima.
Ou
Causa 21 de dano. Se falhar vai na vida máxima se acertar vai na vida normal.
Opa cara,
O Charles explicou mas acho q vc não entendeu. O Ponto de vida máximo são os pontos de vida descrito na sua ficha, quando vc toma um dano normal vc diminui esse valor e pode ser curado até o valor máximo. O que a aparição faz (caso falhe no teste), é reduzir seu máximo de vida.
Exemplo: Seu guerreiro tem 40 HP, se ele tomar 20 de dano vai ficar com 20/40 (primeiro valor o HP atual, segundo valor o HP máximo). Desta forma poderia vir um clérigo e cura-lo em 20 pontos de vida, resultando em 40/40. Ja a aparição, supondo q ela de 15 de dano ela diminui a vida do PJ para 25/40, caso o PJ falhe no teste ele tem sua vida máxima reduzida pela mesma quantidade, resultando em 25/25. Desta forma não teria como o PJ se curar, pois sua vida máxima foi reduzida.
Isso não fica muito forte não?
É como se desse 42 de dano onde a metade não pode ser curada.
Bom dia Fabricio.
Até onde eu entendo, o dano vai em ambos em caso de falha: Ele perde pontos de vida atuais, e, a mesma quantidade de dano na vida máxima do personagem. Em caso de sucesso, ele só toma nos pontos de vida atuais.
Note que: Pontos de vida atuais, medem quanto os personagens tem agora. Os pontos de vida máximo, medem quanto o personagem pode recuperar, quanto é o máximo deles. O máximo só pode ser ultrapassado se o jogador receber pontos de vida temporários