O dano com arcos e magias não usa o modificador de força, né? Eu sei que armas corpo-a-corpo como espadas e adagas se usa o mod de força também. Mas e arcos e magias?
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Dano de arcos e magias.
Dano de arcos e magias.
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Correto, vinicius. Eu respondi essa pergunta no outro post, mas repito aqui de qq modo:
Resposta curta: Sim. Resposta longa: Qq personagem pode combater com duas armas na 5a edição, usando duas armas de corpo a corpo com a característica *leve* (como a espada curta, por exemplo), uma em cada mão. Qd usa sua ação para atacar, vc pode atacar uma vez na ação bonus com a "outra mão". Contudo, esse ataque da outra mão na ação bonus não soma o atributo no dano. O talento Dual Wield permite usar duas armas não leves de uma mão (como rapieiras ou espadas longas). O estilo de combate "Combate com Duas Armas" (do ranger, fighter ou paladino) permite somar o atributo no dano da "outra mão". Lembre que você só pode sacar uma arma como sua "interação grátis com objeto" do turno. Se estiver com as mãos vazias, só poderá atacar com duas armas no turno seguinte (o talento Dual Wield permite sacar duas armas no mesmo turno). Ps: Quanto à estrutura de um turno Durante uma rodada (6 segundos), que inclui o turno de cada criatura envolvida no combate, cada personagem tem, no seu turno, movimento, ação (que pode ser usada para atacar, p.ex) e, se tiver alguma habilidade/magia que possa ser usada em ação bonus, uma ação bonus. A fúria do bárbaro é um exemplo de habilidade que usa essa ação bonus. Existe também a reação, que acontece depois de um gatilho, e pode ocorrer durante o turno de outras criaturas. O ataque de oportunidade quando alguém sai da sua área de ameaça é um exemplo de uso da reação. Ps2: caso o personagem ganhe "ataque extra" pela classe (p.ex, guerreiro, paladino, monge), quando ele usa a ação de atacar, ele pode atacar duas vezes. Isso é separado da ação bonus. Um personagem usando duas armas com ataque extra ataca duas vezes na sua ação com a "mão boa", e uma vez na ação bonus com a "outra mão" (ataque extra não altera o ataque da ação bonus, que vai ser sempre limitado a um ataque apenas). Ps3: Note que vc pode dividir e organizar seu turno como quiser. Por exemplo, um guerreiro com ataque extra pode usar sua ação bonus para "recuperar o fôlego" (Second Wind), aí se movimentar 15 ft, atacar uma vez um inimigo, se movimentar mais 15 ft e atacar outro inimigo.
Puxa, não sabia que o modificador de habilidade era somado ao dano. Tem uma característica chamada COMBATE COM DUAS ARMAS
Quando você estiver engajado em uma luta com duas armas, você pode adicionar o seu modificador de habilidade na jogada de dano do seu segundo ataque.
Aí eu pergunto: isso quer dizer que num segundo ataque normalmente não teria o modificador no dano?
Muito obrigado mesmo, cara!!
Em geral, magias não adicionam o modificador no dano, só no acerto, para magias que tenham rolagens de ataque. Existem exceções a isso, mas são habilidades especiais (a invocação de Explosão Agonizante do bruxo, a afinidade elemental do feiticeiro dracônico, o mago de evocação no 10o nível, etc.).
Arcos e armas à distância em geral (bestas, etc) usam destreza para acerto e para dano.
Armas de corpo a corpo, como espadas, usam força para acerto e dano. Contudo, existem armas de corpo a corpo com "Finesse". Armas com essa propriedade podem usar força OU destreza, conforme a preferência de quem as empunha.
Note que toda rolagem para acertar AC com arma, se o personagem for proficiente no que está usando, usa o atributo E o bonus de proficiência para acertar, mas apenas o atributo é somado no dano.
Para mais detalhes sobre armas, especificamente, recomendo dar uma olhada no capítulo de equipamento do livro do jogador.