O Livro do Mestre contém regras de criação de monstros (Página 278) e monstros com Classe personagem (Página 288). Eu gostaria de ver exemplos de criações de monstros e também monstros com classes de personagens feitos por outros mestres. Muito comum em minhas mesas eu criar monstros novos ou modificar os existentes no livro, substituindo uma Habilidade por outra, a exemplo.
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Criando Monstros e Monstros com Níveis Classe
Criando Monstros e Monstros com Níveis Classe
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Excelente post!
Esse video do Matthew Colville é muito bom. Eu ja usava esse sistema para ajustar as criaturas com o nivel do grupo. No dnd 3.5th existia mais regras pra fazer isso, o q na vdd eu nao sei se é bom ou é ruim. Em relaçao ao XP eu faço o seguinte. me pergunto se foi um combate dificil, médio, ou facil. E apos isso determino a CR e conseguentemente o XP para o grupo (Gosto de usar o sistema de xp para a evoluçao dos PJ's).
Um exemplo: Faço um grupo de 3 PJ's lv 3 lutarem contra um Devorador Cinzento (Ajustado). A luta termina e me pergunto: Foi uma batalha facil médio ou dificil? Se a batalha for facil considero um CR 2, para uma batalha média CR 3 e para uma batalha dificil CR 4 (considerando uma batalha média CR= O level médio do grupo). Com isso consigo determinar o XP pela tabela do MM.
Aqui um vídeo a respeito de modificar monstros (para cima ou para baixo). https://www.youtube.com/watch?v=QgTIGo6zJbs
A principal modificação que eu sugiro para criar um boss é adicionar legendary actions. Isso é importantíssimo por causa da Action Economy da 5a - se os players agem várias vezes e o monstro só tem o turno dele, costuma ficar muito fácil, mesmo que o monstro seja super forte.
As legendary actions ajudam a corrigir isso e ainda dão a sensação de interatividade - o PC faz uma coisa, o monstro reage no final do mesmo turno. Fica bem mais dinâmico, e ajuda a prender a atenção dos jogadores.
Lair actions (dependendo do local do combate) tb podem ajudar um pouco nesse sentido. Eu acho que elas servem principalmente para ambientação, e para tornar o próprio terreno parte do combate, ao invés de apenas cenário, criando áreas que dão dano, envenenam, cegam, ou que dificultam movimento, prendem, empurram, ou até como ponto de entrada para minions ou asseclas.
Ainda nessa linha, outra coisa interessante a fazer é usar "minions". Para criar um minion, pegue uma criatura e reduza o HP dela bastante (digamos, para 1, ou 10, ou 20). Elas ajudam a dar uma sensação épica para o combate, mas como morrem para praticamente qq coisa, não complicam muito a sua administração do combate, pq vc não precisa ficar acompanhando um monte de HPs.
Legendary resistances tb ajudam para evitar que o combate inteiro seja resolvido com uma única magia sortuda, ou um combo estilo polymorph+disintegrate.
Outra ideia bacana é fazer enxertos - pegar habilidades legais de outros monstros e colocar na criatura. P.ex, eu achei que dragões deviam poder morder e engolir inimigos, então eu peguei a mordida/engolida do kraken (era um dragão ancião) e coloquei no dragão. Você também pode adicionar habilidades de classe - mas não se preocupe em seguir as regras/progressão de níveis que os PCs precisam seguir.
O resto é ajuste de números. Aos poucos, vc vai pegar o jeito, mas no início você pode buscar monstros no nível ou um pouco acima dos jogadores como modelos de referência.
Algumas recomendações: primeiro fazer um ajuste do "bonus de proficiência". Isso significa dar um bonus para todos os saves, ataques em que ele é proficiente. Onde tem um número de save/ataque/perícia vc aumenta em X. O bonus total costuma ser um pouco maior do que os dos jogadores (digamos, se os jogadores atacam com +9, o monstro ataca com +11, +12).
HP vc precisará aumentar. Não tenha medo de colocar bastante HP, vc quer que a luta dure mais do que dois turnos e jogadores dão bastante dano, acredite. Usar os monstros como estão no MM costuma resultar em batalhas rápidas demais e anticlimáticas. E assim, cá entre nós, vc pode alterar o HP durante a própria batalha se precisar. Aumentando se tiver indo rápido demais, reduzindo se parecer que os jogadores estão em terríveis apuros.
Dano você pode simplesmente aumentar em 50%, ou duplicar, como um método rápido de tornar um monstro mais letal sem precisar de muita matemática.
Vc pode dar equipamento (armadura, p.ex, que aumenta AC, ou até itens mágicos - mas cuidado pq os players vão querer o item quando derrotarem o monstro).
Quantos a exemplos de monstros, tem muito material por aí que vc pode usar, desde material de terceiros (Tome of Beasts, p.ex) até o Reddit Monster a Day, tem muita coisa na Internet que vc pode usar de referência ou inspiração.