Olá. Estive aprendendo a criar monstros seguindo as regras do livro do mestre e encontrei uma dúvida. O livro esclarece que quando a criatura tem uma ou duas resistências ou imunidades a dano isso não influencia o ND, mas que quando possui três ou mais isso já altera. Também oferece uma tabela mostrando o quanto altera. No caso de monstros com ND pretendido abaixo de 4 ter 3 resistências faz sua vida efetiva ser considerada 2x maior. Até aí tranquilo pra mim. Mas e se meu monstro tiver várias resistência a danos diferentes? Por exemplo: Se ele tiver uma habilidade equivalente ao bárbaro guerreiro totêmico do caminho do Urso que dá resistência a todos os danos menos psíquico? São 12 resistências nesse caso. Continuo considerando só x2 o valor de vida efetivo desse monstro ou será x2 para cada 3 resistências que ele tenha? Porque essa segunda opção resultaria em x8 o que aumentaria o ND dele muito acima do pretendido e contraditório com as demais capacidades. Me pareceu mais coerente manter x2 como se ter 3 resistências ou 12 não fizesse diferença ou aplicar um x4 no lugar de x2 pra representar essa diferença. O livro não aborda essa questão de um maior quantitativo de resistências. Alguém aí usa essas regras pra criar monstros e NPCs e sabe como me ajudar? Edite 1: As regras de criação de monstros começam na página 280 do guia do mestre.
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Editado: 03 de jan. de 2022
Criação de monstros: Resistências a danos e o quanto alteram o ND.
Criação de monstros: Resistências a danos e o quanto alteram o ND.
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Vixe, isso é algo que eu nunca usei, principalmente pq não uso XP, eu subo de nível por sessão/marco de história. Assim, essas regras são mais uma orientação, acho que vc pode colocar um ND que vc acha mais apropriado e se o monstro no final parecer mais forte/fraco do que vc imaginava, vc aumenta/reduz a recompensa de XP de forma correspondente.