Um jogador da minha mesa montou um clérigo da forja nível 8. Ele já tem full plate e ganhou +1 pelo 6 nível em forja. A forja também dá a habilidade de fazer uma arma/armadura mágica então seria +1. Ele pediu para usar um escudo de torre que ele viu nos suplementos de equipamento que concede +4, mas dá desvantagens em ataques. Só que ele foca em magias.
Então na minha presenciei um clérigo com CA 23,24 usando espírito guardião e ficando imóvel. Queria dicas de como lidar com um combo desse jeito para não ficar chato os combates.
Sabendo que a destreza dele é 10, mas ele pegou o talento mestre do escudo que permite usar o bônus do escudo para testes de destreza.
Bom, primeiro os números: esse escudo de torre aí é invenção caseira desequilibrada. Não era pra deixar usar, pra começo de conversa. Aí a AC fica em 20 (18 da full plate +1 da habilidade de 6o, +1 da armadura mágica da habilidade de 1o). Além disso aplicar o bonus de escudo (que só deve ser +2) é SÓ para testes de resistência de destreza de magias ou efeitos que tenham como alvo APENAS aquele personagem, não funciona para efeitos de área (como bolas de fogo). Feitos esses ajustes, acho tranquilo de lidar com um personagem assim. Nível 8 já era pra ter inimigos com inteligência e força suficientes para ameaçar um personagem desses sem necessariamente pôr em risco o grupo inteiro. Lembre que vc não é obrigado a seguir a ficha exata dos monstros.